Geral

Inspeção da ONU só entra no Brasil em 2019

Redação Folha Vitória

Dois relatores da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram ao governo brasileiro autorização para que possam fazer inspeção ao País, com o objetivo de avaliar a situação de ativistas e da extrema pobreza. Mas o jornal O Estado de S. Paulo apurou que, apesar de ter aceito as missões, Brasília ofereceu recebê-los só em 2019.

Michel Forst, relator da ONU sobre a proteção a defensores de direitos humanos, solicitou visita ao Brasil em dezembro de 2017, principalmente diante da situação de ameaça aos ativistas. Dados de entidades apontam o País como o local mais perigoso para um defensor de direitos humanos.

Procurado pela reportagem, o Itamaraty não prestou Ainda uma explicação oficial. Mas apenas indicou que datas para a viagem estão sendo buscadas. A sinalização de que as missões ficariam para 2019 foi interpretada na ONU como uma tentativa de não ter um constrangimento antes das eleições presidenciais.

A pressão, porém, não deve se desfazer. Nesta terça-feira, 20, ONGs ainda irão levar a situação dos ativistas para a plenária da ONU. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda