Geral

OMC diz estar analisando detalhes de tarifas de Trump contra a China

Redação Folha Vitória

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que está fazendo uma análise detalhada da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de até US$ 60 bilhões em importações chinesas, em meio a preocupações crescentes de uma guerra comercial entre Washington e Pequim.

Os comentários do porta-voz da OMC, Fernando Puchol, foram feitos depois que as autoridades dos EUA disseram que colocariam novas tarifas sobre os produtos chineses, alegando que Pequim roubou ou forçou empresas estrangeiras a entregar tecnologia. Washington também impôs novas tarifas de 25% sobre o aço importado e 10% sobre o alumínio.

Com forte pressão de líderes americanos, Puchol afirmou que a organização, com 164 membros, fará uma declaração em breve, "quando tiver todas as informações relevantes sobre a mesa". Ele disse, em uma coletiva de imprensa na Organização das Nações Unidas (ONU), que "estamos monitorando a situação que, neste momento, ainda é muito fluida. Muitas coisas estão acontecendo em um curto espaço de tempo".

Na quinta-feira, Trump comentou que a OMC foi "um desastre para nós" e insistiu que as arbitragens do órgão eram "injustas" para os EUA. "Estamos cientes desses comentários, mas não temos nada a dizer sobre isso", disse Puchol. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda