Geral

PRF-ES contará com volta de agentes cedidos ao Rio de Janeiro

Segundo o superintendente da PRF no Estado, Willys' Lira, a partir do retorno desses profissionais será possível aumentar a fiscalização nas divisas do Estado com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde esses profissionais atuarão

Os 12 policiais rodoviários federais pertencentes ao quadro do Espírito Santo que estavam cedidos ao Rio de Janeiro desde o ano passado retornarão ao Estado a partir da próxima semana.

Segundo o superintendente da PRF no Estado, Willys Lira, a partir do retorno desses profissionais será possível aumentar a fiscalização nas divisas do Estado com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde esses profissionais atuarão.

"Esses profissionais que retornam serão usados para reforçar a operação Édige, que estamos fazendo na divisa com o Rio. Então, vamos conseguir ampliar a atuação na divisa do Rio com o ES e também melhorar a atuação na divisa de Minas Gerais com o Estado, onde conseguiremos atuar um pouco mais com ações de inteligência e de ostensividade", explicou.

Pedido inicial

A volta desses policiais já havia sido solicitada anteriormente pelo governador Paulo Hartung e o secretário estadual de segurança pública André Garcia, em duas ocasiões distinstas. Lira, no entanto, garantiu que o pedido feito pela PRF só foi feito após o início da intervenção federal no estado carioca.

"Nós não pedimos o pedido naquele primeiro momento, mas a partir da intervenção enxergamos a necessidade de implantar a operação Égide e fomos solicitar o retorno deles ao comando, em Brasília".

Melhores resultados

Em seu primeiro mês, a ação conjunta da PRF a Polícia Militar na divisa com o Rio de Janeiro contabilizou 75 pessoas detidas, sendo 48 prisões por parte da PRF e 27 por parte da Polícia Militar, além de 22 armas e 427 munições.

A expectativa com a volta desses profissionais é que os números sejam ainda melhores: "Eu credito o sucesso da operação a ação integrada que vem sendo realizada entre a PRF e a PM. Isso permitiu que os trabalhos sejam feitos com mais detalhes e mais veículos sendo abordados. Com o retorno desses policiais vamos continuar dando essa sensação de segurança e os números dos resultados da operação vão melhorar", finalizou.

Pontos moeda