Geral

Quadro de exposição em Vila Velha é censurado por retratar nudez

O quadro faz parte da exposição 'Universo Feminino' e é de autoria do artista plástico Ademir Torres

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
As tarjas já foram colocadas no quadro para a abertura da exposição | Foto: Divulgação

Uma lei municipal, aprovada no final de 2017 pelos vereadores de Vila Velha, foi o motivo pelo qual um artista resolveu fazer um protesto contra a censura em um dos quadros de uma exposição, aberta nesta terça-feira (06), na Casa da Memória, na Prainha.

A pintura, de autoria do artista plástico Ademir Torres, retrata uma mulher nua deitada abaixo de uma janela com vista para o Convento da Penha, principal ponto turístico da cidade canela-verde. Como forma de protesto contra a Lei, tarjas com a palavra 'censurado' foram colocadas sobre as partes íntimas da personagem.

De acordo com o curador da exposição 'Universo Feminino', Celso Adolfo, as imagens são de várias cenas cotidianas em representação e homenagem às mulheres. Dentre as pinturas, todas do mesmo autor, apenas uma contém o que ele classificou como nu artístico. "Não há nada de mal no quadro. A maldade está na cabeça de quem não tem mais o que fazer. Um estudante não pode ver isso aqui, mas vê nos livros didáticos", disse.

Adolfo informou que o artista é contra o ato de censura, mas "concordou piamente e ficou de boca aberta com o ocorrido". Segundo o curador, o município é o único do Brasil a ter uma lei deste tipo. "Esta é uma questão federal, pois prevê sobre a nossa liberdade de expressão", declarou.

A lei

De acordo com a assessoria da Câmara Municipal de Vila Velha, a lei em questão é a 5.954/2017, de autoria do vereador Reginaldo Almeida (PSC), e foi aprovada por unanimidade no mês de outubro de 2017. 

O texto dispõe sobre a regulação etária de espetáculos públicos, exibições ou apresentações artísticas ao vivo e que veda o apoio do Poder Público e o uso de recursos públicos em práticas que induzam ao uso de drogas, à prática de crimes contra a dignidade sexual e à divulgação de mensagens nocivas à moral pública. 

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Vila Velha informou que "a exposição não será censurada, pois a prefeitura moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra esse projeto de lei".

A exposição

Com abertura prevista para esta terça-feira (06), às 19 horas, os quadros do artista plástico Ademir Torres serão expostos na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha, na exposição Universo Feminino, em homenagem às mulheres.

A entrada é gratuita e as visitações podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos finais de semana, das 9h às 14 horas. A exposição se encerra no dia 26 de março.

Pontos moeda