Geral

Roubo de carros termina com troca de tiros na zona sul do Rio

Redação Folha Vitória

Quatro adolescentes foram apreendidos na madrugada deste domingo (4) na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, suspeitos de roubar dois carros em Ipanema, região próxima. Eles trocaram tiros com policiais que os perseguiam. Três dos menores ficaram feridos, mas não correm risco de morrer. Os dois veículos foram recuperados.

Segundo a polícia, eles tinham entre 15 e 17 anos e estavam com duas pistolas. Foram interceptados por policiais do batalhão da Polícia Militar do Leblon, na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua General Garzon. Houve persecução, seguida de tiroteio.

O grupo seria de uma favela da zona norte. Roubou um carro em Ipanema, o abandonou, e depois roubou outro, ainda no bairro. Depois seguiu em alta velocidade em direção à Lagoa. Os ladrões foram então abordados por um carro da PM, mas conseguiram fugir.

Os PMs pediram reforço e aí, encurralados, os adolescentes deixaram o veículo e começaram a fugir a pé, atirando contra os policiais. Um dos menores chegou a pular num canal e a nadar em tentativa de fuga, mas acabou capturado logo depois.

Existe a suspeita de que os quatro adolescentes teriam participado também de assaltos a bares na região da zona sul, filmados pelo sistema de câmeras dos estabelecimentos. No sábado, houve um caso no bairro do Humaitá; na quinta-feira, no Flamengo. Em ambos, clientes ficaram sem bolsas, carteiras, alianças, cordões, relógios e telefones celulares.

Em alta

Os roubos de veículos vêm subindo no Estado do Rio desde o ano passado, conforme dados do Instituto de Segurança Pública, braço estatístico da Secretaria de Segurança.

O último boletim mostra aumento de 25,7% deste crime em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 5.286 ocorrências em 31 dias, o que dá uma média de cerca de 170 roubos diários. Em 2016, por exemplo, a média era de cerca de 3,4 mil casos por mês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda