Geral

UE comemora isenção temporária a tarifas sobre aço e alumínio pelos EUA

Redação Folha Vitória

Líderes da União Europeia saudaram os sinais do governo dos Estados Unidos de que haverá isenção temporária de tarifas sobre as importações americanas de aço e alumínio, evitando uma guerra comercial transatlântica ao menos por enquanto.

"Apenas razoável que a UE pareça ser omitida das tarifas baseadas em razões de segurança nacional, uma vez que a UE e os EUA são aliados próximos", tuitou o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, durante uma reunião de líderes do bloco em Bruxelas. "Em vez de ameaçar aumentar as tarifas uns contra os outros, a UE e os EUA devem trabalhar juntos para resolver o problema real do excesso de capacidade", acrescentou.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, disse ao Senado na quinta-feira que as tarifas, que entrarão em vigor nesta sexta-feira, deixarão UE, Austrália, Argentina, Brasil e Coreia do Sul isentos. Buscando combater o excesso global impulsionado pela China, o presidente americano, Donald Trump, citou a segurança nacional como a justificativa para a imposição das tarifas de importação - 25% para o aço e 10% para o alumínio. As isenções vêm depois de intensos esforços de lobby dos funcionários da UE.

Apesar disso, a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, lembrou que a isenção é temporária e as negociações continuam para manter esse status de forma permanente. "Enquanto tivermos isso, ficaremos aliviados", disse ela, que estava na sala onde os líderes do bloco se reuniram nesta quinta-feira para uma cúpula de dois dias. Os líderes adiaram uma discussão sobre a política comercial do bloco enquanto aguardavam a confirmação de Washington de que a UE estaria isenta.

"Nós argumentamos, e achamos que a UE não é uma ameaça à segurança nacional dos EUA", disse Malmstrom ao Parlamento Europeu em Bruxelas nesta quinta-feira. Nesta semana, ela conduziu reuniões de dois dias com seus pares em Washington, incluindo Lighthizer e o secretário de Comércio americano, Wilbur Ross.

Alguns líderes expressaram cautela em relação ao anúncio. "Ainda há um ponto que precisamos esclarecer - a condicional da isenção e, em caso afirmativo, quais são essas condições", disse o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel. "Temos que ver como é formulado. O diabo, às vezes, está nos detalhes", argumentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda