Geral

'Uma das iguarias mais maravilhosas da culinária mundial', destaca Luciano Rezende sobre Torta Capixaba

A iguaria é um dos pratos mais importantes da culinária do Espírito Santo e é a principal atração da 14ª edição do Festival de Torta Capixaba

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória

Está chegando a hora da tradicional torta capixaba entrar em cena! A mistura de bacalhau, palmito, frutos do mar e outros ingredientes que dão um sabor único à iguaria, se tornou um dos pratos mais importantes da culinária do Espírito Santo e é a principal atração da 14ª edição do Festival de Torta Capixaba, que tem início nesta quinta-feira (29) e segue até o domingo (1º), na Ilha das Caieiras, em Vitória.

>> Festival da Torta Capixaba começa nesta quinta-feira com delícias da culinária e programação cultural

>> O que é que a Ilha das Caieiras tem? Conheça a história e as curiosidades da vila mais charmosa de Vitória!

A receita conta com um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto de índios e africanos, o que deixe a iguaria ainda mais especial e cheia de história. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destaca que a torta faz parte da referência gastronômica de Vitória e reitera a importância do prato para os capixabas. 

"Toda a referência gastronômica de alimentação de Vitória tem relação com o manguezal. A torta capixaba, quando os primeiros habitantes de Vitória estavam aqui, ela era a colheita de frutos do mar do mangue, que eram juntados e feito uma comida. Com o tempo, isso foi ficando mais sofisticado e ela recebeu essa receita final deliciosa", afirma. 

>> Você sabe como surgiu a Torta Capixaba? Saiba a história de um dos pratos mais conhecidos do ES

Sobre o Festival da Torta Capixaba, Luciano afirma que o evento tem se destacado e já é considerado um importante evento no calendário dos capixabas, que atrai turistas de diversas regiões do Brasil e de outros países também. Confira!

Prefeito Luciano Rezende fala sobre a importância da Torta Capixaba

Mais de cinco toneladas de torta capixaba devem ser produzidas pelas desfiadeiras da Ilha das Caieiras durante o Festival. O montante poderá ser ainda maior, dependendo da demanda. O quilo da torta capixaba será vendido por R$ 100,00, podendo ser encontradas unidades com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro. Para o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, Fabrício Gandini, o festival enriquece a região em todos os sentidos.

"A Ilha das Caieiras já é um importante polo gastronômico da Capital. Com o festival, se torna um local de muito destaque para o turismo. No festival do ano passado, mais de R$ 700 mil foram gerados para a comunidade com a venda da torta pelos expositores e restaurantes, criando oportunidades de emprego e renda. A Ilha foi um local por onde passaram mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País". afirmou. 

14º Festival da Torta Capixaba
Quando: de 29 de março a 1º de abril, das 9 às 18 horas
Onde: Ilha das Caieiras

Programação cultural
Quinta-feira (29)
Forró Bem TiVi

Sexta (30)
Diego Santana

Sábado (31)
Peterson do Clube do Samba e convidados
Três Elementos

Domingo (1º/04)
Samba de Quintal


Pontos moeda