Geral

CPI conclui que morte de cachorro em varanda de apartamento em Jardim da Penha foi acidental

O universitário, de 20 anos, prestou depoimento acompanhado do advogado

Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, 14, os integrantes da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), ouviram o depoimento das protetoras de animais e do dono do cachorro, da raça buldog frânces, encontrado morto na varanda de um apartamento em Jardim da Penha, na tarde do último domingo, dia 10.

As três protetoras que fizeram o resgate do cachorro, conforme mostrado em vídeos compartilhados nas redes sociais, declararam que acionaram os bombeiros e a secretaria de meio ambiente de Vitória e não obtiveram êxito para conseguir salvar o animal. Alegaram também que não acreditam que o dono prendeu propositalmente o animal na varanda, tratando-se de um acidente.

Os pais do rapaz também estavam presentes. Muito emocionado, ele declarou que amava o animal e estava sofrendo muito com a perda. O tutor do cachorro disse ainda que deu banho, comida e brincou com o mesmo antes de sair de casa para almoçar, deixando o cachorro no quarto. Relatou ainda que devido a um ponto cego na varanda, não viu o cão ir para o local e só ficou sabendo do ocorrido quando foi acionado por uma prima, se desesperando ao ver o animal morto.

O depoimento causou comoção nos presentes. Na galeria lotada, várias pessoas não conseguiram conter o choro ao ouvir o relato do rapaz, que chegou a ser aplaudido e recebeu um pedido de desculpas público por parte da Sociedade Protetora dos Animais.

A presidente da CPI, deputada Janete de Sá, agora vai identificar porque os agentes públicos não prestaram socorro ao animal. “Nós vamos pedir ao Ciodes o relatório das chamadas relativas ao caso para identificar quem recebeu a ligação e se o pedido para resgatar o animal foi repassado aos Bombeiros. Também vamos apurar se o telefone 156, da PMV, recebeu ligações nesse sentido. A CPI vai trabalhar em parceria com as prefeituras, o governo do Estado e os protetores de animais para garantir que existam serviços efetivos que possam ser acionados a qualquer hora do dia e da noite, para agir em casos em que os animais estejam em situação de risco”, declarou a parlamentar. Janete propôs ainda uma reunião com o governador Renato Casagrande para solicitar a criação de um hospital veterinário no Estado.

Pontos moeda