Entretenimento e Cultura

Dirigindo ou no transporte coletivo, podcast já é a mídia preferida entre os ouvintes em movimento

De acordo com a pesquisa americana, todos os dias 575 novos podcasts surgem nas plataformas de distribuição em todo o mundo

Marlon Max

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

Uma pesquisa da empresa americana de comunicação CBS News aponta que 60 milhões de pessoas ouvem podcast pelo menos uma vez por semana. Com um número crescente de ouvintes, um mercado antes promissor agora já prova que é o presente e futuro para criadores de conteúdo.  

O podcast é uma publicação em áudio onde os assinantes podem acompanhar as atualizações de assuntos específicos. A dinâmica parecida com a do rádio, mas com a comodidade de acessar apenas conteúdo do seu interesse e a qualquer momento, atraem milhares de pessoas no mundo.

Foto: reprodução/CBS news
Gráfico aponta a quantidade de vezes que as pessoas ouvem podcast nos EUA. Cinza = nunca; Laranja = às vezes;  Verde =  semanalmente;  Amarelo = algumas vezes na semana;  Azul = uma vez por semana; Roxo = uma vez ao mês 


De acordo com a pesquisa,  é nos transportes onde a maioria dos ouvintes acessam o conteúdo. A possibilidade de fazer download do conteúdo e ouvir sem gastar o pacote de dados do provedor de internet é uma vantagem em podcast.

Com milhares de pessoas em movimento diariamente, seja  dirigindo ou em transporte coletivo, o podcast ganhou protagonismo em relação a outras mídias. 

Foto: reprodução/CBS news
Gráfico: o crescimento dos produtores de podcast de 2006-2018

A pesquisa americana indica que, todos os dias, 575 novos Podcasts surgem nas plataformas de distribuição. Até o final de 2018, apenas no catálogo de podcast da Apple constavam 670 mil diferentes podcasts.

Dominando o mercado há mais de uma década,  a empresa americana Apple passou a ter fortes concorrentes na disputa pelo melhor aplicativo para se ouvir podcast. No ano passado, foi a a Google que entrou na briga lançando seu próprio aplicativo. Outra grande concorrente é a empresa de streaming de música Spotify, que está investindo na produção de conteúdo exclusivo para seus assinantes. 

O nome “Podcast”

A junção da palavra Pod, que em inglês é a sigla para “Personal On Demand” (demanda pessoal) e a palavra Cast, a forma curta de dizer Broadcast, (transmissão) deu origem ao nome da mídia. 

O termo podcast  foi utilizado pela primeira vez em um artigo do jornalista Ben Hammersley, do jornal britânico The Guardian em 2004.  Nessa época, o termo se referia ao que chamavam de audioblogging, uma forma limitada de comunicação em áudio onde se registrava acontecimentos do cotidiano.

A palavra podcast só foi consolidada quando o especialista em tecnologia, e também jornalista, Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado pelo empresário americano Adam Curry, que na época foi o responsável por lançar a tecnologia que permite a hospedagem e distribuição de áudio em sites e aplicativos. 

Entre os brasileiros, os podcasts mais ouvidos são destinados a assuntos como história, política, cultura nerd e conhecimentos gerais. 

Pontos moeda