Geral

Moradores se reúnem para reivindicar melhorias em estrada

Trecho é um dos acessos à sede de Marechal Floriano e obra é pedida pelos moradores há mais de dez anos

Foto: Divulgação
Trecho da via pelo qual os moradores reivindicam obras.

No ´último sábado (16), os moradores de Domingos Martins se reuniram para reivindicar obras na Reta do Bambu. O trecho, que faz parte do trajeto do Vale da Estação, em Domingos Martins, a Bom Jesus, Marechal Floriano, sofre com a queda de barreira e a falta de asfaltamento, que é um pedido antigo entre os moradores do local.

Há anos, moradores, produtores rurais e sitiantes da região reivindicam a obra neste trajeto, já que a via é um acesso da BR 262, passando pelo Vale da Estação à sede de Marechal Floriano. Em abril do ano passado, a estrada chegou a ser interditada após a queda de uma barreira no trecho, mas voltou a ser liberada para veículos pequenos. Transportes escolares não trafegam por esta via desde 2018.

Katia Klein é moradora e mãe de aluno da Escola Natalina Wernersbach, que fica no Vale da Estação. Para ela, o risco de o transporte escolar passar por Marechal Floriano é maior ou similar do que passando pela via condenada. “Eu mesma faço o que posso para levar o meu filho na Escola do Vale e não deixar ele no transporte escolar que faz desvio por Marechal Floriano”, comenta.

Atualmente, segundo informações de membros da comunidade, o processo para início das obras de calçamento da estrada está em fase de licitação. Ainda não há previsão de quando a obra de asfaltamento do trecho deve começar e em quanto tempo deve ficar concluída, daí a maior preocupação dos que trafegam por esta estrada.

Nota da Prefeitura

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins, algumas ações foram realizadas no local com o objetivo de executar melhorias na via. Uma dessas ações foi a formulação de um projeto de pavimentação, com recursos do Governo do Estado. Não se sabe como está o andamento do projeto na esfera estadual, mas a Prefeitura está em busca de respostas.

Em abril de 2018, a Secretaria de Interior e Transporte solicitou uma vistoria da Defesa Civil Estadual, que apontou riscos na área. Os estudos de custos realizados pela Prefeitura mostram que o total estimado para cobrir as intervenções sugeridas supera R$500 mil, valor que a Prefeitura não possui para executar as obras.

Em relação ao desvio que os transportes escolares fazem por não poderem passar pela via, a Prefeitura afirma que determinou a utilização de rota alternativa para o transporte escolar, passando por Marechal Floriano.

Pontos moeda