Geral

Morre criança que estava em coma com quadro de insuficiência renal e edema cerebral em VV

A criança é uma das que se contaminaram após um surto de diarreia em uma creche da Praia da Costa, em Vila Velha. Ela estava internada em um hospital particular

Foto: TV Vitória

A criança que estava internada em coma com quadro de insuficiência renal e edema cerebral após um surto de diarreia em uma creche da Praia da Costa, em Vila Velha, morreu na tarde desta quarta-feira (27). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação de um hospital particular do município, onde a criança estava internada.

Segundo informações da prefeitura do município, a criança, um menino de dois anos, apresentava um quadro que sugeria a falência dos rins e edema cerebral. A criança estava internada desde o último dia 19, após sofrer com uma diarreia com sangue nas fezes.

O caso

A creche particular da Praia da Costa, em Vila Velha, onde cinco crianças foram hospitalizadas após um possível caso de contaminação, teve as aulas suspensas e está sendo investigada pela Vigilância Sanitária do município.

Duas crianças foram internadas na UTI de um hospital particular de Vila Velha. Uma delas morreu e a outra está com um quadro estável. Uma outra criança está em observação em um hospital de Vitória. As outras duas já tiveram alta. O caso teria sido informado pelo próprio dono da creche, na última sexta-feira (22). Ainda não se sabe o que pode ter causado o surto.

Quatro das vítimas seriam da mesma turma, com idade entre dois e três anos. Os pais confirmaram que elas estão passando mal e algumas precisaram ser internadas.

Inquérito epidemiológico

Um inquérito epidemiológico foi instaurado pela Prefeitura de Vila Velha para apurar a causa do surto. A investigação inclui amostra da água, alimentos e brinquedos, além de uma apuração no hábito de higiene adotado na creche. O resultado dos exames e toda investigação realizada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica ainda não têm data para serem divulgados.

“A gente leva tudo em consideração, até mesmo outros estabelecimentos, locais onde eles possam ter se alimentado e a maneira que manipulam as fraldas das crianças. Isso tudo será apontado no inquérito epidemiológico”, explica Giovana Ramalho, coordenadora epidemiológica da prefeitura de Vila Velha.

A Vigilância Sanitária investiga se a contaminação das cinco crianças ocorreu na creche ou no quiosque onde duas das crianças estiveram. De acordo com a coordenadora, o quiosque, que permanece aberto, não apresentou nenhuma irregularidade na vistoria feita pela Vigilância Sanitária. Entretanto, um facão foi levado para ser examinado. Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Vila Velha, Flávia Costa, não houve necessidade imediata de interditar o quiosque.

“Já foi feita a coleta de amostras dos alimentos que as crianças ingeriram no dia 14 (de março) e, em princípio, não sugerimos a interdição do quiosque. Isso pode ocorrer após a divulgação do resultado dos exames laboratoriais”, explica.

A creche envolvida no caso, interditada nesta quarta-feira (27), permanece fechada até que os exames laboratoriais sejam concluídos.

Pontos moeda