Geral

Surto de diarreia em creche da Praia da Costa deixa crianças hospitalizadas

Foram cinco crianças da mesma creche e três alunos permanecem internados

Foto: TV Vitória

A creche particular da Praia da Costa, em Vila Velha, onde cinco crianças foram hospitalizadas após um possível caso de contaminação teve as aulas suspensa e está sendo investigada pela Vigilância Sanitária do município.

Das cinco, duas estão na UTI de um hospital particular de Vila Velha, uma está em estado grave e outra com um quadro estável. Uma outra criança está em observação em um hospital de Vitória. As outras duas já tiveram alta. O caso teria sido informado pelo próprio dono da creche, na última sexta-feira (22). Ainda não se sabe o que pode ter causado o surto.

Quatro das vítimas seriam da mesma turma, com idade entre dois e três anos. Os pais confirmaram que elas estão passando mal e algumas precisaram ser internadas. 

Das cinco crianças que foram hospitalizadas, três permanecem internadas. Duas delas na UTI de um hospital particular em Vila Velha. A terceira criança está em observação em um hospital particular de Vitória. Das duas crianças internadas na UTI, uma está em estado grave e o outro estável.

O caso

A Prefeitura de Vila Velha informou que, na última sexta-feira (22), foi informada sobre o  surto por meio de um dos proprietários da unidade de ensino, mas os sintomas nos pacientes foram registrados desde o último dia 15. A prefeitura explicou que, no dia seguinte, começaram as investigações e ligaram para os pais dessas crianças. 

Ainda há a informação de que duas das crianças com diarreia teriam indo até um quiosque na orla de Vila Velha antes de apresentarem os sintomas. Elas teriam brincado na areia, bebido água de coco e ingerido peixe e batata frita. No entanto, os pais que estavam acompanhando as crianças não apresentaram sintomas.

Dessa forma, além da creche, o quiosque também está sendo investigado pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vila Velha e amostras de água e alimentos serão encaminhadas para um laboratório. A creche foi fechada, mas o quiosque não teve nenhum tipo de interdição até o momento.

O cardápio da creche também será analisado e a Secretaria Municipal de Saúde recomendou ao proprietário que mantenha a unidade fechada até que seja esclarecido o fato. A prefeitura está tratando o caso como um surto 'restrito' ao ambiente escolar, pois fora da creche não há casos de sintomas semelhantes.

Pontos moeda