Geral

Surto em creche: criança internada está em coma, com quadro de insuficiência renal e edema cerebral

A investigação inclui amostra da água, alimentos e brinquedos, além de uma apuração nos hábitos de higiene adotado na creche

Foto: TV Vitória

Uma das crianças que se contaminaram após um surto de diarreia em uma creche da Praia da Costa está em coma, internada em um hospital particular de Vila Velha. Segundo informações da prefeitura do município, um menino de dois anos apresenta um quadro que sugere a falência dos rins e edema cerebral.

A criança está internada desde o último dia 19, após sofrer com uma diarreia com sangue nas fezes. Um inquérito epidemiológico foi instaurado pela Prefeitura de Vila Velha para apurar a causa do surto. A investigação inclui amostra da água, alimentos e brinquedos, além de uma apuração no hábito de higiene adotado na creche. O resultado dos exames e toda investigação realizada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica ainda não têm data para serem divulgados.

“A gente leva tudo em consideração, até mesmo outros estabelecimentos, locais onde eles possam ter se alimentado e a maneira que manipulam as fraldas das crianças. Isso tudo será apontado no inquérito epidemiológico”, explica Giovana Ramalho, coordenadora epidemiológica da prefeitura de Vila Velha

A Vigilância Sanitária investiga se a contaminação das cinco crianças ocorreu na creche ou no quiosque onde duas das crianças estiveram. De acordo com a coordenadora, o quiosque, que permanece aberto, não apresentou nenhuma irregularidade na vistoria feita pela Vigilância Sanitária. Entretanto, um facão foi levado para ser examinado. Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Vila Velha, Flávia Costa, não houve necessidade imediata de interditar o quiosque.

“Já foi feita a coleta de amostras dos alimentos que as crianças ingeriram no dia 14 (de março) e, em princípio, não sugerimos a interdição do quiosque. Isso pode ocorrer após a divulgação do resultado dos exames laboratoriais”, explica.

A creche envolvida no caso, interditada nesta quarta-feira (27), permanece fechada até que os exames laboratoriais sejam concluídos.

O caso

A creche particular da Praia da Costa, em Vila Velha, onde cinco crianças foram hospitalizadas após um possível caso de contaminação, teve as aulas suspensa e está sendo investigada pela Vigilância Sanitária do município.

Das cinco, duas estão na UTI de um hospital particular de Vila Velha, uma está em estado grave e outra com um quadro estável. Uma outra criança está em observação em um hospital de Vitória. As outras duas já tiveram alta. O caso teria sido informado pelo próprio dono da creche, na última sexta-feira (22). Ainda não se sabe o que pode ter causado o surto.

Quatro das vítimas seriam da mesma turma, com idade entre dois e três anos. Os pais confirmaram que elas estão passando mal e algumas precisaram ser internadas.

Pontos moeda