CORONAVÍRUS

Geral

Anvisa libera uso de medicamento em pacientes graves da covid-19

A Anvisa reforça que os efeitos colaterais dos medicamentos e é decisiva ao proibir a automedicação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou, na última sexta-feira (27), o uso de cloroquina para pacientes hospitalizados e em estado grave e determinou a dosagem específica.

"O Ministério da Saúde do Brasil disponibilizará para uso, a critério médico, o medicamento cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas em seu favor. A presente medida considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível até o momento." afirmou em nota informativa do Ministério da Saúde.

Dosagem

A Anvisa sugere 6 dias de tratamento com hidroxicloroquina, para o tratamento do Novo Coronavírus em pacientes graves, uma vez que 70% dos pacientes estavam "sem detecção viral em relação ao grupo controle, o que em caráter preliminar, pode sugerir um potencial efeito anviral no coronavírus humano".

Ainda de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina são medicamentos "indicados para o tratamento das doenças artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil (inflamação crônica das articulações), lúpus eritematoso sistêmico e discoide, condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar e malária".

Efeitos colaterais

A Anvisa reforça que os efeitos colaterais dos medicamentos é decisiva ao proibir a automedicação. De acordo com a agência, "os eventos adversos relatados a longo prazo, devido ao uso da cloroquina, incluem retinopatia e distúrbios cardiovasculares". 

Distribuição pelo SUS

"Com o aumento dos casos da covid-19 e a velocidade de transmissão do coronavírus no Brasil, projeta-se para a primeira distribuição um quanto calculado com base no número de casos notificados no último boletim oficial do MS (25/03/2020) e um estoque de reserva", disse a nota do Ministério da Saúde.

Com informações do portal R7.




Pontos moeda