CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus consegue sobreviver por até três dias em algumas superfícies, aponta estudo

Uma das conclusões é que o vírus registra maior estabilidade em aço inoxidável e plástico: até 72 horas de vida após a contaminação inicial da área

Foto: Reprodução

O novo coronavírus SARS-CoV-2, agente que causa a doença covid-19, é capaz de sobreviver por até três dias em algumas superfícies. Essa é a conclusão extraída de um estudo promovido pelos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), das Universidades da Califórnia, de Princeton e de Los Angeles, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica New England Journal Of Medicine. O resultado foi divulgado na última terça-feira (17).

O trabalho científico avaliou a resistência do vírus em superfícies compostas por cinco materiais distintos e amplamente utilizados no dia a dia de bilhões de pessoas em todo o mundo. 

Uma das conclusões indicadas pelos especialistas é que o vírus registra maior estabilidade em aço inoxidável e plástico: até 72 horas de vida após a contaminação inicial da área.

No papelão, o tempo-médio que o microrganismo sobrevive foi de 24 horas, seguido de cobre, com quatro horas. Quando presente em forma aerossolizada (disperso no ar), com ou sem presença de poeira, o tempo de vida do vírus ficou entre 2h30 e 40 minutos — dependendo, entre outras coisas, das condições climáticas do local.

O levantamento fez a mesma experiência com o SARS-CoV-1, agente causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS), e foram observados índices semelhantes entre eles, principalmente em condições de dispersão no ar.

Entretanto, os pesquisadores ressaltam que isso poderia indicar diferenças nas características epidemiológicas entre os dois vírus, entre elas: "Altas cargas virais no trato respiratório superior" e o alto potencial de transmissão de pessoas que estão infectadas pelo novo coronavíruas mas não apresentam sintomas visíveis.

Fonte: Portal R7.com

Pontos moeda