CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus: primeiros casos de transmissão comunitária no ES foram registrados em Vila Velha

Foram três casos com essa característica, segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes

Foto: Reprodução

Os primeiros casos de transmissão comunitária do Novo Coronavírus no Espírito Santo foram registrados em Vila Velha. Foram três casos com essa característica, até o momento. As informações foram divulgadas pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (30).

O secretário explica que, nesses casos de transmissão comunitária, não é possível identificar como as pessoas foram contaminadas com a covid-19.

"Nós tivemos três casos no município de Vila Velha, testados na semana passada, e que nesses três casos não foi possível identificar, no nexo de contato, o comunicante nesses casos. Nós estabelecemos internamente na Sesa que, após a confirmação dos casos, diante de um caso que não tivesse o nexo esclarecido, nós iríamos estabelecer um prazo de 36 horas para que as vigilâncias do Estado e dos municípios pudessem fazer a investigação fina de potenciais contatos e comunicantes que possam ter sido a fonte primária de infecção nesses casos", explicou Fernandes.

>> Transmissão comunitária do Novo Coronavírus coloca o Espírito Santo em alerta vermelho

O secretário admitiu ainda que a tendência agora é de que o número de casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus no Espírito Santo aumente consideravelmente nos próximos dias.

"O Estado do Espírito Santo passa a entrar na mesma fase que está o Rio de Janeiro e São Paulo em transmissão comunitária, onde é possível já expectar um crescimento maior da curva de transmissão. Nós teremos, com certeza, a partir de agora, uma necessidade de responder à epidemia de uma maneira mais robusta de como estava acontecendo até agora", destacou.

"Essa etapa [da transmissão comunitária] é esperada que todos os estados do Brasil alcancem", completou Nésio Fernandes.

Casos confirmados

O número de casos confirmados do Novo Coronavírus no Espírito Santo subiu para 85, incluindo um morador do Rio de Janeiro que buscou atendimento em Vitória. A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, por meio de uma rede social, no início da noite desta segunda-feira (30).

As 13 confirmações anunciadas nesta segunda são: cincio na Serra, quatro em Vitória, três em Vila Velha e um em Cariacica.

Pontos moeda