CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus: veja as mudanças que afetam a rotina dos capixabas em meio a pandemia

Mais de 430 casos já foram notificados com suspeita do covid-19 em todo o Espírito Santo. Destes, 87 foram descartados e oito foram confirmados

Foto: Ivo de Souza de Oliveira

Já passa de 300 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com levantamento na base de dados das secretarias de Saúde de 17 estados e do Distrito Federal. A última atualização de boletim, emitido pelo Ministério da Saúde, confirma 291 casos.

No Espírito Santo, um boletim emitido nesta terça-feira (17), afirma que 436 casos foram notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o estado. Destes, 87 foram descartados e oito foram confirmados.

Na tentativa de evitar a disseminação da doença entre a população, o Governo do Estado, em acordo com os mais diversos órgãos competentes, definiu a suspensão de alguns serviços, que impactam diretamente na rotina do capixaba.

Acompanhe as principais notícias sobre o coronavírus no Espírito Santo, no Brasil e no mundo!

Veja os principais:

Educação

Desde a última terça-feira (17), as aulas estão suspensas em todas as escolas da rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação (Sedu), as unidades de ensino permanecem abertas até a próxima sexta-feira (20), com a presença dos diretores, prestando as orientações e adequações necessárias.

Já a partir da próxima segunda-feira (23), as unidades estarão fechadas. Ele explica que a antecipação dos 15 dias das férias escolares de julho neste momento visa reduzir o prejuízo do calendário acadêmico. Diversos municípios também anunciaram suspensão das aulas, incluindo toda a Grande Vitória e Linhares, onde já há registro da doença.

Instituições de ensino superior cancelaram aulas ou transferindo-as para sistemas virtuais. Já confirmaram a suspensão Ufes, Ifes, Faesa, Multivix, Universidade de Vila Velha, UCL e UniSales.

Na rede privada, o Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinpe), anunciou que a orientação para todas as escolas ligadas ao Sindicato devem se preparar durante esta semana para interromper as aulas a partir do dia 23, seguindo o calendário da Secretaria de Estado de Educação.

Transporte público

O governo do Estado decidiu retirar de circulação os ônibus do Transcol com ar-condicionado que circulam pela Grande Vitória e proibir eventos que atraiam grande aglomeração de pessoas. As medidas são válidas por 30 dias.

Além disso, será suspenso, a partir da próxima segunda-feira (23), o uso do passe escolar. "Isso retira passageiros do sistema, uma vez que não teremos aulas a partir da próxima segunda-feira", explicou o governador.

Casagrande também frisou que o governo recomenda o uso maior do cartão GV, justamente para evitar o manuseio de dinheiro, uma vez que cédulas e moedas podem favorecer o contágio do coronavírus

Eventos

O Governo do Estado proibiu a realização de todos os eventos com mais de 100 pessoas. Já os eventos com público limitado a esse número devem ser realizados em espaços amplos, com capacidade para mais de 300 pessoas.

Espetáculos de teatro, shows e festas também foram forçados a mudar a programação da semana e para o restante do mês. O espetáculo "Beatles para Crianças", que aconteceria no Teatro Universitário no dia 5 de abril, foi adiado e ainda não há data para a realização.

A Festa da Penha também teve o formato modificado. No ano em que comemora 450 anos, a celebração será virtual, para que não haja aglomeração de pessoas. As romarias serão remarcadas para novas datas, quando não houver mais restrições.

Alguns parques e lugares que recebem público também foram afetados. O Museu Vale, Parque Botânico e Reserva Natural Vale suspenderam as atividades por tempo indeterminado. O Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, também irá suspender as atividades e visitação ao público até o dia 12 de abril.

Nova Venécia confirmou que a realização da Festa da Cidade foi cancelada. O evento estava previsto para o mês de abril. A Prefeitura de Domingos Martins confirmou que a programação das festividades da Páscoa 2020, incluindo a tradicional Vila da Páscoa, serão canceladas.

Congressos, palestras e eventos corporativos foram suspensos ou adiados. O II Congresso de Oncologia, que iria acontecer entre os dias 26 e 28 de março, foi adiado entre os dias 27 e 29 de agosto.

Acompanhe as principais notícias sobre o coronavírus no Espírito Santo, no Brasil e no mundo!

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), anunciou que irá adiar todos os eventos previstos até julho. O Conexa h 2020, que estava previsto para os dias 8 e 9 de julho, será realizado nos dias 7 e 8 de outubro.

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), anunciou que o XX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. que aconteceria entre os dias 15 e 17 de abril, também foi adiado. O congresso foi reagendado para os dias 26, 27 e 28 de agosto.

A prefeitura de Cariacica publicou, na última terça-feira (17), uma portaria que desautoriza a realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas, pelos próximos 30 dias. A medida se estende para estabelecimentos privados, comerciais já licenciados, incluindo igrejas, cinemas, museus, teatros, bibliotecas e eventos culturais

Comércio

A partir desta quarta-feira (18), shoppings na Grande Vitória vão funcionar em horário reduzido. A medida abrange complexos localizados na capital, em Vila Velha, na Serra e em Cariacica.

No Shopping Vitória, na Enseada do Suá, na capital, lojas e praças de alimentação passam a funcionar das 12 às 20 horas. O mesmo horário também foi adotado pelos shoppings Praia da Costa (Vila Velha), Montserrat (Serra) e Moxuara (Cariacica), que informaram mudanças também a partir de quarta-feira.

Igreja

A disseminação do coronavírus (Covid 19) tomou proporções tão grandes, que as missas, seminários, crismas, mutirões de confissões e demais atividades da Igreja Católica sofrerão algumas mudanças para a proteção dos fiéis, padres e outros membros eclesiásticos.

De acordo com Dom Dário Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, diante da Declaração da Situação de Emergência, cooperando com as normas sanitárias emitidas pelos órgãos de saúde, o objetivo das novas medidas visa a prevenção do coronavírus. 

A Igreja Cristã Maranata passou a transmitir os cultos durante a semana por meio da internet e aplicou medidas para a redução de fieis durante os cultos aos domingos.

Home Office

Entre as medidas anunciadas pelo governador Renato Casagrande nesta terça-feira (17) para conter o coronavírus no Espírito Santo, está o afastamento do local de trabalho de pelo menos 2 mil servidores.

Segundo o governador Renato Casagrande, os colaboradores que estão no grupo de risco, incluindo pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas, respiratórias ou comprometedoras de imunidade (desde que seja comprovada por laudo médico), deverão trabalhar de casa.

Pontos moeda