CORONAVÍRUS

Geral

Estado decide tirar de circulação até metade da frota do Transcol a partir de segunda

No horário de pico, o número de coletivos circulando será de 70%. Já os ônibus intermunicipais só devem vender 50% das cadeiras disponíveis

Foto: Reprodução/ leitor

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou novas medidas para conter o avanço do Novo coronavírus em território capixaba. As ações, que visam a restringir ainda mais a circulação de pessoas, foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (20).

De acordo com Casagrande, haver´á redução de 30% da frota, a partir de segunda-feira (23), nos horários de pico. Fora desses períodos, nos chamados entrepicos, o corte será de 50%.

Ainda de acordo com Casagrande, os ônibus só vão sair do terminal com o número de passageiros limitado à quantidade de cadeiras, ou seja, nenhum veículo sai com ocupantes sem seu devido assento. "Nós estamos orientando os motoristas que, concluiu a lotação do número de cadeiras, que ele saia e deixe o outro ônibus chegar, para que haja uma diminuição do número de passageiros nos ônibus", afirmou.

Segundo o governador, a circulação de passageiros nos últimos dias já diminuiu 40%. "Nos próximos dias, certamente cairá mais", ressaltou.

Casagrande informou também que cerca de 600 motoristas e cobradores já foram afastados de suas funções, por suspeita de gripe ou virose, ou por estarem em grupo de risco. Esses profissionais devem permanecer em isolamento por 14 dias.

Outra medida anunciada por Casagrande, com relação ao transporte coletivo, é que as empresas que operam os ônibus intermunicipais só poderão ocupar, em cada viagem, metade das cadeiras disponíveis nos veículos. "Que pule as cadeiras, para que a gente possa ter um maior espaço entre os passageiros", frisou.

Também foi determinada a suspensão do atendimento presencial em concessionárias de serviço público. Poderá ser realizado o atendimento mediante prévio agendamento, quando não existir possibilidade de atendimento por algum canal eletrônico (telefone, e-mail e congêneres). 

Foi suspenso ainda o atendimento nos Centros de Triagem e Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a partir da próxima segunda-feira (23).

Apelo

Casagrande também fez um apelo para que as pessoas mais idosas, as mais vulneráveis, permaneçam em casa. "Pedimos encarecidamente que quem esteja no grupo de risco que fique em casa, que só circule quem estiver com uma necessidade extrema. Quem tiver que ir à farmácia, ao supermercado, que mande alguém que não esteja no grupo de risco, que esteja saudável", afirmou.

Segundo o governador, o Corpo de Bombeiros vai realizar abordagens nas ruas, a partir deste sábado (21), orientando a população para que não fique nas ruas se não houver necessidade.

Casagrande pediu ajuda ao Exército para a "missão" de convencer a população sobre a importância de permanecer em casa para evitar o risco de contágio de coronavírus, principalmente os grupos de risco. "Pedi a ajuda do Exército, para que circule com seus veículos para orientar as pessoas", disse ele, que ainda aguarda a resposta das Forças Armadas para a liberação dos militares para essa tarefa.

Pontos moeda