CORONAVÍRUS

Geral

Supermercados do ES mantêm funcionamento aos domingos e horários nos dias úteis

Segundo a Acaps, horários de funcionamento dos estabelecimentos também não serão reduzidos em função do avanço da contaminação pelo coronavírus

Foto: TV Vitória

Apesar das mudanças no cotidiano das pessoas, provocadas pelo avanço da contaminação pelo novo coronavírus, os supermercados do Espírito Santo continuarão funcionando normalmente, inclusive aos domingos. É o que garante o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados do Espírito Santo (Acaps), Hélio Schneider.

Segundo ele, os horários de funcionamento dos estabelecimentos também não serão reduzidos. "Nossa lojas estão abertas de segunda a domingo, normalmente das 7 horas até as 22 horas. Temos um espaço tranquilamente para o consumidor ir às compras sem aglomeração nenhuma", afirmou Schneider.

O superintendente da Acaps garantiu também que o abastecimento nos supermercados capixabas não será prejudicado, apesar do aumento significativo, nos últimos dias, do movimento nesses estabelecimentos. Com relação à falta de alguns produtos nas prateleiras, como o álcool em gel, Schneider afirmou que, em breve, haverá a reposição dos mesmos.

"A indústria está a todo vapor, produzindo em grandes quantidades. Nós temos informação de indústrias que aumentam sua produção em mais de 3.000%. Acredito que, em mais alguns dias, nós vamos ter esse produto e abastecer o mercado", ressaltou.

>> Efeito coronavírus: shoppings da Grande Vitória reduzem horário de funcionamento

Sobre o hábito das pessoas de estocar a maior quantidade possível de comida e produtos de limpeza, para longos períodos de recolhimento domiciliar, médicos orientam que a medida é desnecessária para a maioria da população. De acordo com a Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, o recolhimento total, em função do avanço do coronavírus, vale apenas para uma parcela da população.

"Não precisa fazer uma compra de dois meses. Eu acho que a gente precisa trabalhar com o bom senso. Se você comprar tudo do supermercado, não vai ter produto para outras pessoas. Então a gente tem que ser comedido também e pensar no coletivo. Não adianta você querer suprir toda sua necessidade e tirar a chance do outro também suprir as necessidades dele", destacou a médica infectologista e membro da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, Carolina Salume.

A médica frisou também que alguns hábitos que as pessoas têm adotado para evitar o contágio de Covid-19 não são eficazes. "Não há indicação, nesse momento, de uso de máscaras pelas ruas, pelos ônibus, pelos hospitais. A máscara está indicada para aquele paciente que tem sintoma respiratório, se ele precisar se deslocar".

Movimento maior

A maior procura do capixaba pelos supermercados fez com que o movimento nesses locais aumentasse significativamente nesses últimos dias e que o horário de funcionamento fosse prolongado. Segundo o encarregado de frente de loja Odirlei Santos, a movimentação no começo desta semana mais que dobrou no supermercado onde ele trabalho, na Praia do Suá, em Vitória.

"O horário normal de fechamento da loja é às 21 horas, mas ontem nós ficamos aqui até as 23 horas e ainda tinha movimento na loja. O movimento foi bem grande. O fluxo de pessoas que a gente está acostumado é de não ter muitas filas no caixa, mas ontem tinha fila até a metade da loja", contou.

Já Luiz Carlos Manoel Barbosa, gerente de um supermercado no bairro Santa Lúcia, também na capital, afirma que tem muita gente comprando por medo que que os mantimentos acabem de vez. Ele disse que o movimento no estabelecimento em que trabalha aumentou 40% nos últimos dias.

"A maioria das empresas hoje de supermercado do Espírito Santo tem um centro de distribuição grande. A nossa empresa tem um centro de distribuição capaz de aguentar esse volume de vendas. E nós montamos estratégias para não faltar produto para o cliente", afirmou.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda