CORONAVÍRUS

Geral

Transcol volta a circular com 100% da frota nos horários de pico

Medida foi tomada para evitar aglomeração dentro dos veículos e conter propagação do Novo Coronavírus

Foto: Reprodução

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que está trabalhando com 100% da frota de ônibus disponível nos horários de pico. Isso significa 1.330 mil veículos estão operando por dia no período de maior demanda pelos veículos do Transcol.

 A medida, em destaque no Diário Oficial desta segunda-feira (30), foi adotada para evitar superlotação nesses horários críticos, conforme explicou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés. Essa é uma das ações para conter o avanço do Coronavírus. 

No último dia 23, os ônibus começaram a operar com redução de 50% da frota no horário de maior fluxo. O governo reviu a decisão, elevou o percentual em seguida e agora volta à integralidade da frota.

Na última quarta-feira (25), a Ceturb-ES registrou uma queda de 75% do número de usuários no sistema Transcol. Apesar da queda, não há previsão, no momento, de corte da frota. 

O diretor de Operações da Companhia, Anderson Barbosa, afirmou que a companhia atua com ajuste de demanda e um planejamento especial com tabela específica para o período do isolamento social. “Os ajustes são feitos diariamente na oferta de veículos com carros e viagens extras para garantir o atendimento aos usuários, evitando que os ônibus saiam lotados”, disse.

Para evitar aglomerações nas filas, a Ceturb-ES está fazendo as marcações nas plataformas dos terminais, que prevê o distanciamento de um metro e meio entre um passageiro e outro. A companhia orienta os usuários a observar a lotação das cadeiras nos ônibus e, caso os assentos já estejam ocupados, a recomendação é aguardar o próximo coletivo para evitar a superlotação.

Pontos moeda