Geral

Agendamento para vacinação de idosos de 70 a 74 anos já está aberto em Vitória e Cariacica

Além da faixa etária, podem receber a vacina também os idosos de 75 anos ou mais e os trabalhadores da saúde que ainda não tomaram a primeira dose

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Chegou a vez dos idosos de 70 a 74 anos receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Espírito Santo. Depois do início simbólico da imunização da nova faixa etária, realizado na Serra, os municípios da Grande Vitória já estão abrindo o agendamento para que estas pessoas recebam o imunizante.

Em Vitória, os idosos com 70 anos ou mais e trabalhadores da saúde já podem realizar o agendamento online, que começou na segunda-feira (22). Para fazer o agendamento online, basta acessar este link ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Segundo a secretaria de Saúde do município, foram disponibilizadas 4.880 vagas para vacinação nesta terça-feira(23) e quarta-feira (24), sendo 3.560 para idosos com idade entre 70 e 74 anos, 1.040 vagas para idosos com 75 anos ou mais e 280 para trabalhadores da saúde.

A vacinação acontece nas unidades de saúde Forte São João, Bairro do Quadro, Conquista, Ilha de Santa Maria, Fonte Grande, Vitória, Santa Luiza, Andorinhas, Maruípe, Praia do Suá, Santo Antônio, Consolação, Favalessa, Ilha das Caieiras, Resistência, Jabour, Santa Martha, Santo André, São Cristóvão, Maria Ortiz, Grande Vitória, República e Ilha do Príncipe além da Igreja Batista de Jardim da Penha, Centro de Celebração de Jardim Camburi, CMEI Professor Sophia Musengny Loureiro, em Bairro da Penha e Conselho Regional de Medicina (CRM), em Bento Ferreira.

Já o município de Vila Velha, informou que recebeu 10.387 doses para o novo público de 70 a 74 anos. Nesta terça-feira, às 17h, no site da PMVV, serão disponibilizados para este público 5.100 vagas para agendamento. As imunizações terão inicio na quarta-feira de forma presencial (a pé) e em drive-thru.

Serão 900 vagas para pessoas de 70 a 74 (primeira dose), que serão disponibilizadas no Tartarugão, de forma presencial (a pé) na quarta, quinta e sexta-feira; 300 vagas para pessoas de 70 a 74 (primeira dose), que serão disponibilizadas no Shopping Vila Velha, em formato drive-thru, na quarta, quinta e sexta-feira;

Também serão disponibilizadas 3.100 vagas para pessoas de 70 anos ou mais (primeira dose), que serão disponibilizadas em cinco pontos estratégicos no sábado (27): Boulevard Shopping (drive-thru e presencial – a pé); Shopping Vila Velha (drive-thru e presencial – a pé); Tartarugão (presencial – a pé); Umef Leonel de Moura Brizola (presencial – a pé ); Escola Caic de Jabaeté (presencial – a pé); 800 vagas para pessoas de 75 ou mais (primeira dose), que serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde de Vila Nova, Terra Vermelha, Ibes e São Torquato, de forma presencial (a pé); Shopping Vila Velha em formato drive-thru, na quarta, quinta e sexta-feira. 

Em Cariacica, a secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, na noite desta segunda-feira (22), foram abertas as vagas de vacinação da semana e em 1h30 todas foram esgotadas. A secretaria disse que novas vagas serão abertas para sábado (27) e para próxima semana. Não houve problema no sistema. A aplicação para quem agendou começa nesta terça e segue até sexta-feira (26).

Em Viana, a vacinação domiciliar de idosos a partir de 70 anos tem previsão de início amanhã, quarta-feira (24). No município, este público é vacinado em casa, onde as equipes de saúde realizam visitas aos idosos já cadastrados no sistema da Secretaria de Saúde para aplicar a vacina contra a covid-19. 

Visando ampliar a capacidade de vacinação contra a covid-19, também a partir desta quarta-feira (24), novas equipes de vacinadores estarão nas ruas levando a mais moradores de Viana a dose do imunizante contra o vírus. Os vacinadores que ficavam nas unidades de saúde agora estarão em campo, indo aos domicílios dos vianenses cadastrados no sistema de saúde do município. Para isso, as vacinas de rotina serão realizadas apenas na Central Vianense de Vacinas, localizada próximo ao Detran, na BR 101.

A Secretaria de Saúde da Serra informOU que abriu o agendamento online, nesta manhã de terça-feira (23), e que as vagas disponibilizadas para as Unidades Regionais de Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada, Feu Rosa, Novo Horizonte e Boa Vista e, para a Unidade de Saúde de Nova Almeida já se encerraram. Novas vagas serão abertas aos poucos para garantir que todos sejam vacinados sem aglomeração. A divulgação será feita no site e redes sociais da prefeitura.

A secretaria informou, ainda, que o Município recebeu nesta segunda-feira (22), 15.830 doses da vacina contra a Covid-19. No total, já foram vacinadas na Serra, 29.707 pessoas, sendo 22.225, com a primeira dose e 7.482 com a segunda dose.

Pontos moeda