Geral

Casagrande anuncia abertura de novos leitos de UTI para covid-19 no Espírito Santo

Em uma rede social, o governador disse que o trabalho continua e que é preciso que a população entenda que esta é a pior fase da pandemia

Foto: Hélio Filho/ Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na noite desta segunda-feira (22), por meio de uma rede social, que mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o covid-19 serão abertos no Hospital São Lucas, em Vitória, na manhã desta terça-feira (23). A expansão faz parte do programa estadual “Leitos para Todos”.

Durante a transmissão, Casagrande disse que o Estado chega a 816 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, ou seja 93,5% de ocupação. A programação é de que o estado tenha 900 leitos de UTI Covid até o final de abril. No entanto, a taxa de ocupação está no patamar mais elevado desde o início da pandemia.

“Chegamos hoje a 744 leitos de UTI ocupados. O sistema público está pressionado e o particular também. Estamos abrindo e atendendo a todos que necessitam de leito. No entanto, por mais que a gente abra novos leitos, não podemos garantir, com a ocupação aumentando nessa velocidade, se teremos leitos para todos. Os hospitais estão sobrecarregados e os profissionais de saúde estão exaustos”.

Leia também:

>> Espírito Santo bate novo recorde de mortes neste ano; em 24 horas foram 53 óbitos

>> Variante inglesa infectou mais de 1.300 pessoas no ES, aponta estudo da Secretaria de Estado da Saúde

Ainda de acordo com Casagrande, está prevista a abertura de mais 10 leitos ainda nesta semana. "Nesta terça-feira, estaremos com esses leitos à disposição do sistema de saúde. Com esses 20 leitos, chegamos a 816 leitos de UTI exclusivos para covid. Hoje, estamos com 93,5% de ocupação de leitos. O sistema público está pressionado assim como o particular. Estamos atendendo todos que dependem de um leito de enfermaria ou UTI". 

Hélio Filho/ Secom
Hélio Filho/ Secom
Hélio Filho/ Secom

O governador alertou que é necessário que todos ajudem no combate ao vírus. "Nosso trabalho continua, mas é preciso reconhecer que estamos no pior momento da pandemia e dependemos da consciência de cada capixaba para vencê-la. É preciso que todo mundo colabore. A vacina está chegando lentamente, mas está chegando."

Casagrande frisou, novamente, que este é o pior momento da pandemia no estado e no Brasil. "Esse é o pior momento da pandemia no Brasil e no estado do Espírito Santo. Abrimos os leitos, mas não podemos garantir que nesta velocidade, vamos ter leitos para todo mundo."

Durante o pronunciamento, o governador falou sobre os profissionais de saúde e o trabalho para reduzir a transmissão do coronavírus. 

"Os hospitais estão sobrecarregados e os profissionais de saúde estão exaustos. Então nós decretamos a quarentena e não é uma brincadeira ou para gerar polêmica, isso é porque precisamos tentar reduzir a transmissão do vírus. Vocês estão vendo os depoimentos dos profissionais de saúde e o cansaço e esgotamento deles. É preciso que a gente compreenda o momento que estamos vivendo. Por isso estamos abrindo leitos, mas só abrir leitos não resolve o problema. Chega uma hora que não tem os profissionais de saúde e medicamentos. Chega uma hora que não tem mais insumos". 

Casagrande reforçou a importância da colaboração da população. "A velocidade da ocupação dos leitos é muito superior à velocidade da abertura dos leitos. Tem uma agressividade na transmissão da doença muito forte. Com essa nova variante do vírus, precisamos nos cuidar ou corremos o risco de vermos pessoas perdendo a vida sem necessidade, que poderiam ser atendidas; mas é preciso que todo mundo colabore neste momento para conseguirmos continuar atendendo todo mundo. Vamos fazer um esforço gigantesco para abrir de leitos."

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, também esteve no Hospital São Lucas e participou da live. Ele fez um apelo para que a população permaneça em casa em isolamento.

Foto: Hélio Filho/ Secom

"Já passou de um ano que estamos enfrentando a pandemia, resistindo e insistindo todos os dias no diálogo com a população, mobilizando os trabalhadores do SUS e da saúde privada e todo mundo. Todos estão se dedicando para poder salvar vidas, mas nós precisamos que a população entenda que essa quarentena é para poder interromper a transmissão de maneira radical. Ela funcionando, nós poderemos interromper essa aceleração da curva de casos e conseguir leitos para todos. No entanto, se não houver uma adesão plena e a quarentena for frustrada, nós poderemos colapsar e chegar a um momento que não teremos leitos para todos, e nós não queremos que isso aconteça. Fazemos um apelo para que as pessoas se isolem em casa."

Veja o pronunciamento

Novas leitos

Os novos leitos fazem parte das obras do bloco 4 do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), onde serão disponibilizados, ao todo, 30 leitos de UTI Covid-19, com investimento de R$ 4,6 milhões em equipamentos para a abertura. A previsão é que os demais leitos sejam abertos nos próximos dias.

A unidade manterá o perfil de Urgência e Emergência, entretanto, com a disponibilidade de leitos de UTI para retaguarda das referências estaduais no atendimento aos casos graves da Covid-19, com vagas reguladas pela Central Estadual de Regulação.

“Utilizaremos as estruturas existentes com o projeto inicial realizado pelo DER para a necessidade que encontramos hoje no estado, devido ao aumento dos casos da Covid-19", explicou o subsecretário de estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa.

Para a diretora-geral do HEUE, Melina Ferrari, os novos leitos de UTI representam um esforço coletivo de toda a equipe do hospital junto ao governo do Estado para a operacionalização dos novos leitos, ampliando a assistência aos capixabas.

"Entendemos que, no momento, os leitos são imprescindíveis para dar prosseguimento à estratégia de oferecer cuidados aos capixabas. Estamos comprometidos em fornecer um tratamento da melhor qualidade aos pacientes que chegarem precisando do nosso serviço”, reforçou a diretora do hospital.

Perfil de atendimento Hospital Estadual Urgência e Emergência ‘São Lucas’

As obras do novo bloco do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com investimento de quase R$1,8 milhões. Além da ampliação da oferta de leitos e serviços, a unidade contará com heliponto. A área total de construção da obra é de 3.835,56 metros quadrados.

O projeto original foi elaborado para disponibilizar 43 novos leitos, sendo 21 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 de semi-intensivo, e 10 de Recuperação Pós-Anestésico (RPA), que não existem hoje na unidade. Entretanto, devido ao cenário de aumento de novos casos e internações da Covid-19, a Secretaria da Saúde utilizará o projeto para disponibilizar leitos de UTI Covid-19.

O diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto Coura, destacou a importância da obra para toda sociedade. “Estamos vivendo tempos difíceis com essa pandemia, investir na saúde nunca foi tão primordial. O Governo do estado mais uma vez mostra o compromisso com o cidadão entregando mais uma obra essencial para o capixaba”, afirmou.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Pontos moeda