Geral

Novos leitos de enfermaria para covid-19 são abertos em Colatina

Apesar da abertura de novos leitos, o governador Renato Casagrande alertou que com a alta demanda de pacientes, podem faltar vagas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Governo do ES

Nesta quinta-feira (25), o governador Renato Casagrande abriu mais 10 leitos de enfermaria para covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, em Colatina. Durante transmissão ao vivo, o governador também anunciou a abertura de novos leitos no município da Serra, ainda nesta tarde. Apesar da expansão no número de leitos para tratar a doença, o governador alertou que com a alta demanda de pacientes, podem faltar vagas para internação. 

Com a abertura dos novos leitos, a Santa Casa de Misericórdia de Colatina conta com um total de 30 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com covid-19. Somados, os municípios de Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e também Colatina têm 135 leitos de UTI e 170 leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da covid-19. 

Ainda durante a transmissão, o governador reforçou o alerta de que os hospitais estão pressionados, inclusive a rede privada. Porém, disse que o governo está conseguindo atender os pacientes que necessitam de um leito. "Mesmo que a gente abra leitos, os hospitais estão muito pressionados, até a rede privada. No entanto, a rede pública está conseguindo atender todos que precisam de um leito de UTI". 

Casagrande afirmou ainda, que a procura por leitos no mês de março cresceu muito e a abertura de novos leitos não está conseguindo acompanhar a demanda. "No período de 1 a 25 de março, a ocupação saltou de 525 para 750 leitos ocupados de UTI. Até o final de abril teremos 900 leitos de UTI exclusivos para covid-19. Mas é preciso que as pessoas colaborem, porque não estamos conseguindo crescer na abertura de leitos de UTI e enfermaria conforme a demanda dos pacientes. Diante disso, precisamos reduzir a transmissão, isso é fundamental para salvar vidas", destacou.

Governo apoia restrições mais rígidas 

Os municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte e São Gabriel da Palha adotaram medidas mais restritivas e toque de recolher para evitar a disseminação da covid-19 e das variantes que já circulam pelo Espírito Santo.

No final da transmissão, Casagrande declarou apoio aos munícipios que tem adotado restrições mais severas para conter a transmissão da covid-19. "Na região norte alguns munícipios estão ampliando as restrições diante da nova variante, que é muito mais agressiva. E esses municípios tem nosso apoio", finalizou. 

Leia também: Covid-19: São Gabriel da Palha decreta toque de recolher; ´é a terceira cidade do ES a adotar medidas extremas

Divulgação/ Governo do ES
Divulgação/ Governo do ES
Pontos moeda