Geral

Região única: cidades da Grande Vitória podem ficar em risco alto, diz Sérgio Vidigal

Sérgio Vidigal divulgou em suas redes sociais depois de participar de uma reunião virtual entre o governador e os prefeitos da Grande Vitória

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, afirmou que outras cidades da Grande Vitória (Cariacica e Vitória) serão classificadas como de risco alto para a transmissão da covid-19. Atualmente, somente Vila Velha e Serra estão nesta classificação. As demais seguem em risco moderado. 

Ele fez um vídeo e publicou em suas redes sociais após reunião virtual entre o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e demais prefeitos da área metropolitana na manhã desta segunda-feira (15). "Fiz um apelo ao governador que não incluísse apenas Serra e Vila Velha no risco vermelho, mas incluísse também os demais municípios da região metropolitana, especificamente Vitória e Cariacica, em que fui prontamente atendido", registrou. 


No encontro, foi colocada a situação de agravamento da pandemia no Estado, com alta no índice de casos e também a ocupação de leitos de UTI para tratamento exclusivo para pacientes com coronavírus, que chegou a 90%. O Estado já começa a ensaiar o anúncio de medidas mais restritivas após reunião com setores da sociedade civil e gestores em geral. 

O prefeito acrescentou que o Estado também anunciou a abertura de mais leitos. "Além disso, o governo também informou que vai abrir mais 153 leitos para atender os pacientes de covid-19 no Hospital Materno Infantil, sendo 133 de enfermaria e 20 de UTI", frisou.

Em análise

A reportagem procurou as assessorias do governador Renato Casagrande e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para confirmar se as cidades seriam mesmo reclassificadas. A Sesa manteve o que o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (14). 

"A classificação única dos municípios da Grande Vitória para covid-19 está sendo debatida com todo o comitê de especialistas e com gestores públicos e, ao longo desta semana, será anunciada a definição final", comentou o secretário na ocasião. Antes de Vila Velha e Serra serem classificadas de risco alto, já havia um estudo para considerar a Grande Vitória como uma região só já que os moradores dessas cidades (que representam 48% da população do Espírito Santo) compartilham serviços e se deslocam frequentemente entre os municípios.

O Palácio Anchieta ainda não confirmou a informação divulgada por Vidigal. Assim que enviar o posicionamento, a matéria será atualizada. 


Pontos moeda