Geral

Nésio Fernandes apela para que população fique em casa pelos próximos 14 dias

As redes privada, filantrópica e pública estão chegando no limite máximo da expansão de leitos, explicou Nésio Fernandes

Foto: Reprodução/YouTube

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, gravou um vídeo nesta quarta-feira (17) pedindo que a população capixaba fique em casa nos próximos 14 dias. 

No dia 16 de março, o Brasil registrou mais 2,8 mil mortes por covid-19. No Espírito Santo, foram mais de 7 mil, 37 óbitos e 2,5 mil casos confirmados. Nesta quarta, mais de 3 mil óbitos foram registrados no Brasil. "No dia de hoje (17), temos 691 pacientes internados nas UTIs". 

>> "Hospitais privados esgotaram sua capacidade de leitos", afirma secretário de Saúde

>> ES registra mais 36 mortes e 2.146 novos casos de covid-19 em 24 horas

>> Arquidiocese de Vitória recomenda missas sem presença de fiéis nos próximos 14 dias

>> Veja como ficará a atendimento nas agências do INSS no ES a partir desta quinta-feira

"Quero fazer um apelo para a população capixaba. Assinem, participem e defendam o Pacto Pela Vida. Nesses 14 dias, não saiam de casa. Usem máscara se sair e saiam apenas para atividades essenciais. Denunciem qualquer irregularidade. Vamos proteger a vida do nosso povo."

Nésio também falou sobre leitos. "O Estado do Espírito Santo ainda migrará 400 leitos de UTI e de enfermaria (200 para cada), que representam quatro hospitais de campanha sendo expandidos em hospitais com alta qualidade assistencial para atender o povo. No entanto, se essa estratégia falhar, não haverá leitos para todos nas redes privadas, particulares e filantrópicas e na rede pública. Nós precisamos de coesão para vencermos". 

O secretário pediu que a população dê exemplo de cidadania e colabore com as medidas estabelecidas pelo Governo para conter o avanço da contaminação pela covid-19.

"As redes privada, filantrópica e pública estão chegando no limite máximo da expansão de leitos. Não existem trabalhadores para uma expansão infinita de leitos de UTI e da enfermaria do estado do Espírito Santo, assim como o país. O esgotamento da capacidade assistencial e o colapso de outros estados poderão afetar também a rede assistencial em nosso estado com a migração via fronteira e  terrestre, de pacientes graves em ambulâncias e em carros particulares vindos dos estados fronteiriços com o Espírito Santo."

Além disso, Nésio também disse que o momento enfrentado pelo país é crítico. 

"É um momento de colapso simultâneo de quase todos os estados do Brasil. Nós já sabemos o que aconteceu com os estados que no momento que tinham a oportunidade de restringir as atividades e interromper a transmissão, não tomaram as medidas necessárias. Pessoas negaram a gravidade da pandemia e foram contra as medidas de restrições às atividades sociais."

De acordo com Nésio, "o colapso estabeleceu-se em todo o País. Nós não queremos viver isso no Espírito Santo. Quero convidar todo povo capixabas a participar do Pacto Pela Vida, adotando, de maneira disciplinada, todas as medidas determinadas pelo Governador Renato Casagrande. Que a gente consiga dar exemplo de união, disciplina e cidadania no Espírito Santo."


Pontos moeda