Geral

Somente na Serra, 54 pacientes com covid-19 esperam na fila por leito de UTI nas UPAs da cidade

UPAs de Castelândia, Serra Sede e de Carapina têm pessoas que aguardam transferência para hospitais; 4 estão intubados e 14 ocupam leitos de enfermaria

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Suellen Araújo

A alta taxa de ocupação de leitos na rede pública hospitalar já começa a sobrecarregar os pronto-atendimentos e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) nas cidades. Como não podem ser transferidos para os hospitais com tratamento especializado, os pacientes aguardam as vagas e lotam os estabelecimentos sob responsabilidade das prefeituras.  

Na Serra,  a secretaria de Saúde informa que, no município, há 54 pacientes com covid-19 nas UPAs, aguardando transferência para leitos de UTI. Desses, quatro estão intubados e 14 são pacientes de enfermaria. Na UPA de Castelândia, são 19 pacientes. Em Serra Sede, a UPA contabiliza 18 e, na UPA de Carapina, 17 internados aguardam transferência para hospitais. A secretaria informou, por nota, que está empregando todos os esforços de cuidados a essas pessoas que estão nas UPAs, enquanto aguardam remoção.

Leia também: Covid-19: Pacientes já esperam por mais de 24h para conseguir internação em leitos no ES

Segundo o painel de ocupação hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o índice de ocupação chegou a 95,39%, na última atualização feita no final da manhã desta segunda-feira, 29 de março. Nos leitos de enfermaria, a taxa chegou em 83,59%. 

A Serra contabiliza 46.101 casos registrados de coronavírus na cidade, sendo o segundo município no Estado em número de infecções. Ao todo, 849 pessoas já morreram. 

Pontos moeda