Geral

Supermercados, escolas e Correios: o que funciona ou não durante o feriadão em Vitória?

Três feriados religiosos foram antecipados na capital e começam a valer já a partir desta terça-feira (30)

Foto: Reprodução

Começa, nesta terça-feira (30), o feriadão de seis dias em Vitória. Para diminuir a circulação de pessoas devido à pandemia, a capital antecipou para esta semana os feriados de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória (8 de setembro), respectivamente, para os dias 30 e 31 de março e 1º de abril. 

As mudanças foram publicadas pela prefeitura no Diário Oficial nesta segunda-feira (29) e, diante disso, alguns serviços terão horário de funcionamento especial. Os supermercados, por exemplo, funcionam de terça a quinta-feira no horário de feriado. Já as agências do INSS, ficarão fechadas durante a semana. 

Confira o que funciona e o que não funciona na cidade os quatro dias de feriado, que começa nesta terça e vai até a Sexta-feira da Paixão (2):

Supermercados

Funcionam de terça a quinta-feira no horário de feriado, ou seja, das 8h às 20h. Na Sexta-Feira Santa, mesmo horário. No sábado, abertura será de acordo com definição de cada rede. No Domingo de Páscoa, estarão fechados como determina o decreto do Governo do Estado.

Padarias

O decreto estadual foi editado, permitindo que esses estabelecimentos pudessem funcionar durante os feriados. Segundo o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), cada estabelecimento tem autonomia de abrir as portas ou não fora dos dias úteis. "Fica a critério de cada proprietário. Mas, a sensação no setor é que a grande maioria irá abrir", aponta o presidente, Ricardo Augusto Pinto.

Correios
O atendimento e a distribuição de objetos postais para os clientes de Vitória continua durante o feriado prolongado. Os clientes poderão usar os serviços dos Correios na agência Leitão da Silva e nas agências franqueadas Camburi, Ponte de Camburi, Parque Moscoso, Universitária, Vila Rubim, Fernando Ferrari, Enseada e Desembargador Sampaio em horário normal de funcionamento, que podem ser conferidos no Sistema Busca Agências, no site dos Correios. A Agência Franqueada Praça Getúlio Vargas vai funcionar em horário reduzido de 13h às 17h.

As unidades operacionais no município de Vitória também vão funcionar e manter a distribuição dos objetos postais para moradores e empresas que estiverem em funcionamento

INSS

Agências em Vitória estarão fechadas de terça (30) até Sexta-Feira da Paixão (2).

Aulas na rede particular

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) recomendou que as instituições de ensino localizadas em Vitória não promovam aulas, nem mesmo online, nos feriados que foram antecipados. Mas cada estabelecimento tem autonomia para acatar ou não a sugestão.

Aulas na rede pública estadual

Estão mantidas em formato online.

Aulas na rede pública de Vitória

Estão suspensas, bem como lançamento de conteúdos nas plataformas online da Secretaria de Educação. Quem preferiu o sistema remoto recebeu material impresso com atividades das aulas na semana passada.  

Governo do Estado

As repartições ´´públicas estaduais estarão funcionando mas com atendimento online devido à pandemia de coronavírus.

Serviços da Prefeitura de Vitória

Atendimento administrativo ao público suspenso. Guarda Municipal continuará atuando. Defesa Civil e Serviço Especializado de Abordagem Social em regime de plantão. Limpeza urbana não será suspensa. Unidades de saúde e vacinação contra a covid-19 continuam em funcionamento até quinta-feira (01). Mais informações pelo telefone 156. 

Bancos

Agências fechadas em Vitória para atendimento ao público. O decreto estadual, no entanto, permite o funcionamento de agências bancárias apenas para o atendimento de quem precisa de algum benefício.

Pontos moeda