Geral

Toque de recolher e novas restrições são adotadas no ES para conter covid-19; veja as cidades

Dezessete cidades do Espírito Santo estão no risco alto de transmissão pelo coronavírus e 61 em risco moderado. Nenhum município está em risco baixo

Foto: divulgação PMV

Os municípios classificados em risco alto no último Mapa de Risco iniciaram as medidas para conter o avanço da covid-19. Além das ações já previstas como evitar aglomerações, algumas cidades têm aplicado condutas mais rígidas como toque de recolher após as 22h e barreiras sanitárias. É o caso de Afonso Cláudio, Região Serrana do Estado, que proibiu a circulação de pessoas em locais públicos até as 6h. 

De acordo com a última matriz de risco do Espírito Santo anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), na última sexta-feira (12), 17 cidades estão no risco alto de transmissão pelo novo coronavírus e 61 em risco moderado. Desta vez, nenhum município ficou em risco baixo.

Estão em risco alto os municípios de: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha. Todos os demais estão na classificação de moderado.

Veja o que alguns municípios já estão fazendo para conter a covid-19:

Afonso Cláudio 

O município de Afonso Claudio, publicou um decreto na última segunda-feira (15), adotando medidas mais severas. Toque de recolher é uma das principais ações. A população está proibida de circular em locais públicos, sem necessidade comprovada, entre 22h e 6h. Barreiras sanitárias também serão implantadas. 

Vila Velha

Já em Vila Velha deu início às barreiras sanitárias e fiscalização como medida de combate à pandemia. Começando pela Rodovia do Sol, recebendo os motoristas que vierem de Guarapari. Servidores da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal, irão orientar os ocupantes dos veículos abordados sobre os cuidados para evitar o contágio, além de distribuir álcool em gel e máscaras.

Também a partir desta terça-feira, às 18 horas, atuará uma força-tarefa de fiscalização, formada por equipes da Posturas, Vigilância Sanitária e Disque-Silêncio, com apoio da Guarda Municipal.

A ação será de orientação e fiscalização a estabelecimentos que estiverem em desacordo com as normatizações do Governo do Estado. A equipe integrada atua de maneira colaborativa em toda a cidade, por meio de recebimento de denúncias, via Ouvidoria 162, em estabelecimentos comerciais durante a semana e, aos finais de semana, com o foco nos bares, restaurantes e casas noturnas.

Foto: Divulgação | Prefeitura de Vila Velha

Serra

A serra é um dos municípios da Grande Vitória em risco alto para contágio do coronavírus, mas a prefeitura afirmou que está realizando uma série de medidas para conter o avanço da doença. Entre elas a fiscalização e restrição no horário de funcionamento do comercio, além de aulas presenciais suspensas, entre outras ações já previstas no risco. 

Leia também: Vila Velha, Serra e mais 15 cidades vão para risco alto a partir desta segunda; veja as restrições

Leia Também: ES pode ter fechamento total por 14 dias a partir desta quarta 

Cariacica

Mesmo em risco moderado, o município de Cariacica já vem promovendo ações para conter a covid-19. Dentre elas está a suspensão de aulas presenciais, que permaneceram com as atividades remotas. Além da restrição dos atendimentos ao público presencialmente nas unidades administrativas, que serão realizados por meio de telefones ou e-mails que serão disponibilizados no site da Prefeitura. de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), até o momento, não há programação de barreiras sanitárias.

Cachoeiro de Itapemirim

Enquanto estiver em risco alto, como medida para impedir a concentração e circulação de pessoas o município proibiu a utilização de espaços públicos de esporte e lazer, que abrange espaços de academias ao ar livre, playgrounds, bem como praças, campos, quadras e ginásios. Além disso, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) começou a isolar essas áreas.

Foto: Divulgação/PMCI
Espaços públicos de lazer e esporte são isolados em Cachoeiro

Presidente Kennedy

No município as equipes da vigilância sanitária tem realizado ações  de orientações em comércios baseada nas determinações dos decretos do Estado, que preveem o uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel e evitar aglomerações. Além outras ações já previstas no risco.

Viana

Mesmo fora do risco alto por enquanto, o município de Viana também aumentou abordagens educativas nas ruas, nos comércios e nos coletivos para reforçar a importância das medidas de prevenção no combate à covid-19. A ação também visa fiscalizar e bloquear a entrada de motoristas e passageiros com sintomas.

A vacinação no município segue em andamento para o grupo prioritário, sem necessidade de agendamento. No caso dos trabalhadores da saúde, a imunização ocorre em seus postos de trabalho. Já para os idosos acima de 75 anos, a vacinação é domiciliar, onde as equipes de saúde vão até as residências aplicar a dose.

Guarapari

A cidade de Guarapari, atualmente, segue classificada como risco moderado e mantém as barreiras nas entradas do município. No momento, não há restrição do acesso às praias. O município informou que tanto a vacinação quanto a definição dos serviços e a questão do home office serão adequados de acordo com as medidas restritivas implementadas pelo Estado e discutidas no Comitê Municipal.



Pontos moeda