CORONAVÍRUS

Geral

Veja como está o agendamento da vacinação de idosos nos municípios da Grande Vitória

Na capital, desta vez o agendamento é para vacinar trabalhadores ativos da saúde e idosos acima de 90 anos que receberam já receberam a primeira dose da Coronovac

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mês de março começa com novas doses dos imunizantes contra a covid-19 disponíveis para a vacinação de idosos na Grande Vitória, mas para tomar a vacina, é necessário realizar agendamento, seja primeira ou segunda dose.

Em Vitória, nesta segunda-feira (1º), está aberto agendamento online da segunda dose para vacinar trabalhadores ativos da saúde e idosos acima de 90 anos que receberam a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Vitória Online ou por meio deste link.

A vacinação será exclusiva para aplicação da segunda dose. A imunização acontecerá de terça (2) a sexta-feira (5) nas unidades de Saúde de Conquista, Forte São João, Ilha de Santa Maria, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santa Luiza, Maruípe, Praia do Suá, Centro e Santo Antônio.

No momento da vacinação, devem ser apresentados documento com foto e o comprovante da primeira dose. Segundo dados dos vacinômetro, da Prefeitura da capital, atualmente, estão disponíveis 9.304 doses para administração de primeiras e segundas aplicações.

No município de Vila Velha, um novo grupo prioritário para a Campanha de Vacinação contra a covid-19 será contemplado a partir desta segunda-feira: os idosos de 80 a 84 anos. Serão 2.828 vagas de agendamento para receber a primeira dose da vacina, que já está disponível para agendamento online.

Para receber as doses das vacinas, é necessário fazer o cadastro por meio da internet e, em seguida, o agendamento online, ambos disponíveis no site da prefeitura. Os acamados ou aqueles que possuem algum tipo de mobilidade reduzida deverão realizar o cadastramento, para receber os imunizantes em suas residências. Aqueles que não possuem internet ou não tiverem o domínio da ferramenta poderão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Na Serra, o agendamento para idosos de 80 anos ou mais deverá ser feito no site da prefeitura. A partir desta segunda, a Secretaria de Saúde libera mais doses para a vacinação dos profissionais de saúde. São mais de 2.900 doses que o Governo do Estado está disponibilizando para a imunização desses dois públicos no município.

Os locais de vacinação continuam sendo as Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Boa Vista, Serra Dourada, Feu Rosa, Novo Horizonte e Serra Sede, além da Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida. Paralelamente, a Secretaria vai vacinar em casa os idosos com 80 anos ou mais que estejam acamados ou com dificuldades de locomoção. Esses idosos não precisam agendar a vacina no site. As equipes da Sesa têm esse público mapeado e vão fazer contato direto.

Para receber a vacina, os idosos devem apresentar um documento de identidade ou o cartão do SUS e os trabalhadores de saúde, um dos documentos: crachá mais a declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe mais a declaração do serviço onde atua.

Já na cidade de Viana, idosos de 78 a 82 anos de Vila Bethânia receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19 a partir desta segunda. A aplicação da dose do imunizante será feita durante o mutirão de vacinação que será realizado no bairro pela equipe da Secretaria de Municipal de Saúde. A vacinação deste grupo será feita em domicílio, conforme a estratégia de vacinação dos idosos definida pelo município. Ao todo, 100 idosos serão vacinados no bairro.

Para ampliação da vacinação dos idosos, 440 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca, foram disponibilizadas para o município. Até o momento, 3.408 doses já foram disponibilizadas para a imunização do público prioritário em Viana.

Em Cariacica, o agendamento para o público de 80-84 anos em Cariacica está aberto. Basta acessar o site: vacina.cariacica.es.gov.br. Na última semana, 2640 doses foram recebidas pelo município, enviadas pelo governo do estado. As unidades onde estão acontecendo vacinação são: São Francisco, Santa Bárbara, Mucuri, Oriente, Flexal, Rio Marinho, Vila Graúna, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha, Santa Fé, Cariacica Sede, Itaquari, Bela Aurora.



Pontos moeda