Geral

Após tornado, Xanxerê vai adotar medidas para se proteger de novas tragédias

Em entrevista ao R7, o prefeito explicou que, entre as novas atitudes, estão a compra de geradores de energia, principalmente para os prontos-socorros, além de postos de combustível

O cenário da cidade de Xanxerê parecia de filme com a destruição Foto: Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina

O prefeito da cidade de Xanxerê (SC), Ademir Gasparini, afirmou que irá adotar medidas para proteger a população em caso de novos desastres naurais, como o tornado que devastou quase metade do município nesta segunda-feira (20). Em entrevista ao R7, o prefeito explicou que, entre as novas atitudes, estão a compra de geradores de energia, principalmente para os prontos-socorros, a construção de novos postos de combustível para abastecer os geradores e uma nova organização nos hospitais na hora de atender a vítimas.

— Aprendemos lições com coisas ruins e imprevistos. Vamos nos prevenir dentro das possibilidades da cidade. Dificilmente se está preparado para administrar um caso como este. A verdade é que nunca estaremos preparados o suficiente.

Gasparini conta que das 3.000 casas atingidas pelo tornado, cerca de metade foi totalmente destruída e que a cidade passa agora pela fase de limpeza e retirada de entulhos.

— Estamos recolhendo os escombros para começar o processo de reconstrução. Não sabemos quando a cidade irá se recuperar. É muita destruição. Levará muito tempo.

O prefeito afirma que já declarou estado de calamidade pública para conseguir recursos dos governos estadual e federal para ajudar na reconstrução de Xanxerê.

As informações são do portal R7.

Pontos moeda