Geral

Barack Obama e Raúl Castro se encontrarão na Cúpula das Américas

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, irão se encontrar esta semana pela primeira vez desde que os dois países iniciaram um processo de reaproximação no ano passado.

Obama e Castro irão participar da Cúpula das Américas, que ocorre no Panamá esta semana, e o evento pode servir como palco para a histórica normalização das relações entre os países, anunciada no final do ano passado pelos dois presidentes, após meio século de hostilidade.

"Tenho certeza que o presidente Obama vai interagir com o presidente Castro nos eventos da cúpula", disse Ben Rhodes, assessor de segurança nacional dos Estados Unidos.

Obama vai ao Panamá na quinta-feira e os eventos da Cúpula ocorrem na sexta-feira e no sábado.

Em dezembro, Obama e Castro anunciaram simultaneamente que iniciariam o processo de normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, incluindo a reabertura das embaixadas.

"Nós não iremos reabrir as embaixadas antes da Cúpula", afirmou Rhodes. Ele ainda disse que espera que o assunto faça parte das discussões entre Obama e Castro.

A Cúpula das Américas é coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que votou pela exclusão de Cuba do grupo em 1962. O país foi convidado a voltar para a organização em 2009, mas se recusou até esse ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda