Geral

Morre no Japão Misao Okawa, a pessoa mais velha no mundo

Redação Folha Vitória

Tóquio, 01 (AE) - A pessoa mais velha do mundo morreu nesta quarta-feira, na cidade Osaka, no Japão, algumas semanas depois de completar 117 anos.

A japonesa Misao Okawa morreu de insuficiência cardíaca em um asilo, cercada de parentes e enfermeiras. "Ela morreu em paz, como se tivesse acabado de cair no sono", disse a enfermeira Tomohiro Okada. Segundo as enfermeiras, ela perdeu o apetite cerca de 10 dias atrás.

Okawa nasceu em Osaka no dia 5 de março de 1898 e foi reconhecida como a pessoa mais antiga do mundo pelo Guinness World Records em 2013.

Em sua recente festa, Okawa disse que seu tempo de vida parecia estar curto. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela respondeu: "Eu me pergunto sobre isso também".

Agora, a pessoa mais velha do Japão é uma mulher de Tóquio, com 115 anos. O Japão tem o maior número de centenários no mundo, com mais de 58 mil, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Do total, 87% são mulheres.

Em todo o mundo, a norte-americana Gertrude Weaver, de Arkansas, é a pessoa mais antiga, com 116 anos, de acordo com o Gerontology Research Group. Ela nasceu em 4 de julho de 1898. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda