Geral

Após Palmira, tropas da Síria retomam outra cidade do Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

- Damasco, 03 (AE) - Uma semana após retomar a cidade histórica de Palmira, tropas da Síria e seus aliados conseguiram neste domingo capturar outra cidade controlada pelo grupo Estado Islâmico no centro do país, informou a imprensa estatal. O avanço na cidade de Qaryatain ocorreu com o apoio de ataques aéreos russos e representou mais um revés para os extremistas.

Um grupo de ativistas, porém, disse que o governo controla mais da metade de Qaryatain, mas não toda sua área. Há em Qaryatain uma população considerável de cristãos e a cidade fica no meio do caminho entre Palmira e Damasco. Muitos dos cristãos já fugiram do local, quando ele começou a ser alvo de ataques do Estado Islâmico. Dezenas de cristãos foram capturados pelos extremistas. Um monastério antigo perto de Qaryatain foi destruído pouco após o grupo tomar a cidade, em agosto.

Os cristãos representavam cerca de 10% da população da Síria antes da guerra civil atual. No total, o país possuía 23 milhões de habitantes.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, disse que havia confrontos intensos em Qaryatain. A entidade diz que os extremistas ainda controlam áreas no leste e no sudeste da cidade, mas estão prestes a ser derrotados. O Estado Islâmico tem sofrido várias derrotas na Síria nos últimos meses, em meio a intensos ataques aéreos de aviões russos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda