Geral

Calçadas e até vagas de estacionamento são loteadas por bares em Vila Velha

Alguns comerciantes da região conhecida como "Triângulo de Vila Velha", chegam, inclusive, a utilizar cones para demarcar as áreas que seriam de motoristas

Cones são usados para demarcar a extensão da área dos bares em vagas de estacionamento. Foto: Folha Vitória

A região conhecida como "Triângulo de Vila Velha", em Itaparica, tem atraído cada vez mais público para os bares do bairro. No entanto, com a crescente demanda e sem fiscalização, comerciantes que atuam no local estão "expandindo" seus estabelecimentos para as calçadas e até loteando vagas que seriam para estacionamento de veículos. 

A ocupação desordenada tem chamado atenção de quem frequenta os bares e de quem precisa estacionar para curtir a balada. No último final de semana, por exemplo, era possível observar várias mesas espalhadas pelas calcadas e até nos espaços destinados para os carros. 

Alguns comerciantes chegam, inclusive, a utilizar cones para demarcar as áreas de estacionamento. Quem insiste em tentar parar nesses locais, que são públicos, são orientados pelos seguranças desses estabelecimentos a procurar outro local para parar. 

Em nota, a prefeitura informou que a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas é permitida, desde que seja respeitado o espaço de 1,20 metros para a passagem dos pedestres. 

Vale lembrar que o Código Municipal de Posturas proíbe a colocação, em local público, de estruturas que prejudiquem a circulação de pessoas e veículos. O estabelecimento que descumprir a determinação é notificado e deve regularizar a situação imediatamente, sob pena de apreensão do material. 

A prefeitura informou que vai enviar ao local fiscais para verificar a situação. Em casos como este, a população deve denunciar à Ouvidoria Municipal, no telefone 0800 283 9059.

Procurado pela reportagem, o proprietário do bar Longe de Casa, Osvaldir Benedito Rodrigues, informou que no final de semana houve um caso isolado de clientes que pediram para colocar cadeiras nas vagas de estacionamento para poder fumar. 

Já o subgerente do bar Casa Rio, Fábio Souza, informou que a casa passou por uma reforma recentemente e não soube dizer se haveria autorização da prefeitura para usar estacionamento para colocar cadeiras.  

A reportagem do Folha Vitória tentou contato com os responsáveis pelo Bar Abertura, mas as ligações feitas para o estabelecimento não foram atendidas. 

Pontos moeda