Geral

Duas pessoas morrem em meio ao aumento da tensão no leste separatista da Ucrânia

Redação Folha Vitória

Moscou - A Ucrânia reportou neste sábado um grande aumento de ataques por forças separatistas pró-Rússia no entorno do povoado de Avdiivka, no leste do país. Ao menos um civil morreu. Por sua vez, os rebeldes também informaram a intensificação da reação do governo e a morte de um de seus combatentes.

A luta que irrompeu no leste da Ucrânia há dois anos já deixou mais de 9,1 mil mortos e trechos do território sob controle rebelde.

Um acordo de cessar-fogo firmado em fevereiro de 2015 em Minsk, na Bielorrússia, reduziu de forma significativa a violência, porém regularmente há relatos de violação do acordo de ambos os lados enquanto a parte política do acerto não é implementada.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), responsável por monitorar o acordo, expressou nesta quinta-feira sua preocupação do que considerou como a maior violação do cessar-fogo desde setembro. O chefe da missão de monitoramente, Ertugrul Apakan, disse que é "particularmente inquietante o extremamente elevado número de incidentes que incluem o uso de armas pesadas e morteiros".

O exército da Ucrânia disse que a situação no entorno de Avdiivka tem se deteriorado significativamente desde o final da semana passada e acusou os rebeldes de utilizarem tanques, morteiros e artilharia pesada para atacar a população civil. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda