Geral

Artesã ensina arte em madeira para acompanhantes em hospital de Cachoeiro

A ideia surgiu após ela passar um período como acompanhante da mãe na unidade, e os ensinamentos foram elogiados por outros hóspedes do hospital, que aprovaram as aulas

Inês Carnielli, de Venda Nova do Imigrante, ensina sua arte para os acompanhantes de pacientes da Casa de Apoio do Coração Foto: ​Divulgação

Após se hospedar na Casa de Apoio do Coração para auxiliar a mãe no tratamento cardíaco no Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), a artesã Inês Carnielli, de Venda Nova do Imigrante, percebeu que o tempo na unidade pode ser muito ocioso, já que as pessoas ficam o tempo todo esperando notícias de seus familiares que estão internados no hospital.

Pensando na aflição e o tempo dessas pessoas no local, Inês teve uma ideia: ensinar sua arte para essas pessoas. “Penso que ter uma atividade é bom para ajudar a passar o tempo entre uma visita ou resultado e outro”, explica a artesã. 

Uma das alunas, Jeane Alves é colaboradora do hospital e na sua folga trouxe a filha para aprender um pouco dessa arte. “Quando vi uma propaganda no mural do hospital, fiquei muito interessada, pois gosto muito de artesanato. Então quis vir aprender um pouco mais e também fazer novas amizades, pois a Casa tem um ambiente muito legal para isso”, comenta Jeane, que é técnica de laboratório.

Inês ensinou técnicas de artesanato aprendidas ao longo dos anos com dicas de amigos e experiências feitas por ela mesma, sem qualquer aula ou curso. 

O local é um serviço do Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), que visa acolher os acompanhantes dos pacientes que se encontram internados para a realização de procedimentos cardíacos clínicos e cirúrgicos, residentes em outros municípios. Diariamente, a casa acolhe cerca de 50 pessoas, oferecendo quatro refeições diárias, sendo que 25 permanecem com estadia completa.

Pontos moeda