Geral

Agentes da Guarda Municipal de Vitória voltam às ruas após liberação de porte de arma

Em razão do porte de arma vencido, 42 agentes comunitários estavam foras das ruas desde março

A Polícia Federal liberou a renovação dos portes individuais de arma de fogo para 34 agentes comunitários da Guarda Civil Municipal de Vitória, na manhã desta quarta-feira (25). Para revalidar o documento, é necessário que a cada dois anos o exame psicotécnico seja renovado – um dos quesitos para o uso legal de armas de fogo – para que o órgão federal renove o porte por mais dois anos.

Segundo a Prefeitura Municipal de Vitória, os oito portes de arma pendentes dependem de documentação individual de cada um dos agentes, que já foram notificados por meio de ofício pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).

Todos os guardas civis municipais também saem às ruas para o patrulhamento preventivo com armamentos não letais (spray de pimenta, cassetete e Dispositivo Condutor de Eletricidade – DCE). Em situações de conflito, os agentes são treinados para o uso dessas armas, sendo a arma de fogo uma opção apenas para os casos de reação a disparos realizados por terceiros.

Entenda o caso

Em razão do porte de arma vencido, 42 agentes comunitários estavam foras das ruas desde março. O município de Vitória possui 237 agentes que possuem porte de arma. O tramite para a renovação do porte de arma é de aproximadamente 45 dias.

Pontos moeda