Geral

Após alagamentos na GV, chuva deve continuar nesta terça-feira

Há previsão de pancadas de chuva durante esta terça-feira (24), segundo o instituto Climatempo

Na última terça-feira (23), ruas em Vila Velha ficaram alagadas.

A chuva que atingiu a Grande Vitória na última segunda-feira (23) deixou muita gente assustada. Foi uma pancada rápida, mas o volume de água foi suficiente para deixar vários bairros alagados. Foram 15mm de chuva em apenas uma pancada, e em 24 horas, na Capital, foram 34mm. 

No município da Serra e em Nova Venécia, foi registrando uma intensa chuva durante a noite desta segunda e madrugada desta terça-feira (24). No bairro Maracanã, em Cariacica, em pouco tempo uma das principais avenidas da região foi completamente tomada pela água. Já em Porto de Santana, também em Cariacica, teve inundação na escola João Pedro da Silva. A rua na frente da escola e o pátio ficaram completamente alagados. Em Vitória, a chuva forte caiu em Mata da Praia.

A Prefeitura de Cariacica informou por meio de nota que tem um cronograma para fazer a limpeza da rede de drenagem e de canais, e que é necessário que a população colabore, deixando o lixo em local correto. A Prefeitura de Vila Velha informou que trabalha de forma intensiva em regiões do município com trabalhos de macrodrenagem, e que aguarda recursos para implementar programas de macrodrenagem de grande dimensão. 

Chuva na GV

A chuva já havia cessado há horas e o sol já tinha voltado na segunda-feira (23), mas uma rua em Cobilândia, no município de Vila Velha, ainda estava cheia de água. Em São Torquato, a água também subiu rápido e por pouco não entrou na casa de Edinaldo Batista, que faz uma reforma no imóvel. Ele fez uma barreira na porta para evitar estragos. "Quando a onda de água vem, bate na porta e volta. Melhorou um pouco por isso, se não a água estaria toda dentro de casa".

Também foram registrados alagamentos em Nova América, Vila Velha e em Jardim América, Cariacica, bairros vizinhos. O tempo virou na Grande Vitória na manhã de segunda-feira (23), exatamente uma semana depois do temporal que causou vários alagamentos no estado. Dessa vez, uma chuva rápida, de cerca de meia hora, foi suficiente para encher alguns pontos novamente.

Imagens nuvens carregadas se aproximando foram enviadas. Aos poucos a paisagem muda e o céu fica encoberto. Veja:

Apesar de ter chamado a atenção de muita gente, a nuvem não é nenhum fenômeno climático diferente e nem uma nuvem rolo, de acordo com meteorologistas do Climatempo. Segundo eles, o céu carregado foi formado pelos fortes ventos marítimos e por áreas de instabilidade crescentes que tem em comum no litoral capixaba. Juntas, as duas condições formam nuvens pesadas de chuva moderada, que pode voltar a qualquer momento.

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (24), a previsão é de pancadas de chuva em toda a Grande Vitória. As instabilidades ainda avançam do oceano e toda faixa litorânea tem períodos de sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia, assim como na próxima quarta-feira (25). Na Capital, a temperatura máxima pode chegar a 28°C e a mínima a 19°C.

Na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), de acordo com o Climatempo, o sol pode aparecer e deve haver aumento de nuvens de manhã. Já as pancadas de chuva devem acontecer à tarde e à noite. Em Vitória, a temperatura deve variar entre 20°C e 28°C.

Na última segunda-feira (23), o tempo virou e a chuva voltou a atingir a Grande Vitória.

Pontos moeda