Geral

Cachoeiro terá ações no dia de combate à hipertensão arterial

As equipes da prefeitura vão promover exames e orientações

Quem passar pelo centro de Cachoeiro nesta quinta-feira (26), terá acesso a uma série de atividades com foco na prevenção da hipertensão arterial. A programação, na praça Jerônimo Monteiro, é coordenada pela prefeitura e fica disponível das 8h às 11h.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) conduz o evento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

Na praça, serão promovidas orientações, aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar e vacina contra influenza (gripe) para os pacientes acima de 60 anos e outros grupos prioritários. Os exames serão feitos em parceria com o Instituto Profissional de Educação e Saúde (Ipes).

De acordo com dados da Semus, o município tem, hoje, 21.517 hipertensos e 5.903 diabéticos. “Investir na prevenção é decisivo. Por meio das ações contínuas nas unidades de saúde e nas visitas domiciliares, buscamos evitar também que os casos se agravem”, explica Marusca Mesquita, gerente de Programas de Saúde.

As orientações durante as atividades ficam por conta, também, dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), novidade implantada recentemente pela prefeitura nas unidades. São nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas, que estarão disponíveis no Centro com informações atualizadas sobre os prejuízos causados pelo tabaco e sobre alimentação saudável e atividade física.

Unidades promovem ações diárias

Nas comunidades o trabalho de combate é promovido diariamente por equipes com médicos, enfermeiros e agentes comunitários, por meio do Hiperdia, que reúne também as medidas contra a diabetes.

Quinzenal ou semanalmente, dependendo de cada equipe, são promovidas palestras em temas relativos aos problemas vivenciados pelos pacientes, como a má alimentação, a falta de exercícios físicos, a fadiga e as situações de estresse.

A coordenadora do Programa de Saúde do Idoso e do Hiperdia na prefeitura, Ivana Santana Carolino, alerta sobre os perigos dessa doença. “É importante que as pessoas fiquem muito atentas, e uma das formas é manter em dia os exames e seguir as orientações. O acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio e a doença renal crônica terminal são as complicações mais comuns”.

Pontos moeda