Geral

Inverno 2018 será o mais frio dos últimos 100 anos. Será?

Mensagens circularam nas redes sociais informando que haveria recordes negativos de frio durante o inverno no Brasil

Foto: Pexels

Nos últimos dias, algumas das informações que mais circularam em grupos de Whatsapp ou nos compartilhamentos do Facebook foi a de que o inverno de 2018 será o mais frio dos últimos 100 anos no Brasil.

O texto, carregado de previsões meteorológicas, afirmava que a estação mais fria do ano, que só começa daqui a quase dois meses, iria bater recordes negativos de temperaturas em diversas partes do país. No entanto, parece que não é bem assim.

De acordo com o site Segredos do Mundo, do Portal R7, especialistas afirmam que ainda é muito cedo para fazer uma afirmação do tipo. De uma forma técnica, o que já se pode confirmar é que o inverno deste ano será mais frio que em 2017, podendo haver picos pontuais na temperatura.

No Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que, por se tratar de um boato, não é possível tecer comentários sobre tal assunto.

O Incaper também esclareceu que as previsões de clima, de maneira geral, ainda mais no que se diz respeito às chuvas, apresentam alta complexidade e baixa assertividade para o Espírito Santo. Sendo assim, ainda não seria prudente fazer a avaliação para a estação.

De acordo com o instituto, será possível ter uma ideia melhor da previsão climática para o inverno de 2018 somente em meados do mês de junho, já às vésperas do início da estação.

Recordes de frio em 2017

Em 2017, o Espírito Santo registrou temperaturas muito baixas durante o inverno. Na madrugada do dia 04 de julho, por exemplo, a capital capixaba registrou 16ºC, sendo um dos primeiros recordes do ano. No mesmo dia, a região do Caparaó registrou temperatura de 5ºC.

Foto: Sairo Guedes

Na mesma data, a paisagem no alto do Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, amanheceu coberta de gelo. O guia turístico Sairo Guedes registrou fotos do local, no final da madrugada, e as postou em uma rede social. Segundo ele, no momento em que as imagens foram feitas, a temperatura era de 14 graus negativos.

Um novo recorde de frio em Vitória foi registrado no dia 7 de maio, quando, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima foi de 13,8ºC. Na região serrana, em Venda Nova do Imigrante, a mínima observada foi de 5,9ºC. Em Santa Teresa, o termômetro marcou 9,3ºC e em Afonso Claudio 10,6ºC.

Pontos moeda