Geral

Passos de Anchieta: ainda dá tempo participar

Considerado um dos maiores eventos religiosos do Estado, “Os Passos de Anchieta” acontecerá, em 2018, entre os dias 31 de maio e 03 de junho.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Em 2018, acontece a 21ª edição de “Os Passos de Anchieta”. A expectativa é de 3500 participantes.

Esta será a 21ª edição da caminhada que refaz o caminho percorrido pelo Padre Anchieta, hoje santo, entre a Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, e a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago.

Em 1998, o percurso foi resgatado se transformando em um evento tradicional, realizado anualmente sempre a partir do feriado de Corpus Christi, com duração de quatro dias. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa).

Os 100 km totais do trajeto são divididos em quatro trechos. A contadora Eli Batista de Araújo Pirola, que já participou algumas vezes da peregrinação, disse que a experiência é recompensadora. “Não é fácil, mas as belas paisagens, a emocionante chegada e subida até o santuário e a receptividade das pessoas recompensa todo o esforço. É uma sensação de alma lavada”, descreveu.

Opinião compartilhada pela aposentada Maria da Penha Pinto Biazutti, que mesmo fazendo apenas a caminhada a partir de Meaípe/Guarapari, sentiu a mesma emoção. “Quando eu cheguei aos pés da escadaria do santuário em Anchieta, foi uma felicidade enorme, pela conquista e pela fé”, relatou.

A caminhada contempla diversas paisagens.

Neste ano, a peregrinação começa na manhã do dia 31 de maio e, como de costume, parte da Catedral Metropolitana de Vitória até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, destino final do percurso, onde será realizada a missa de acolhida dos romeiros, no dia 03 de junho. Durante o trajeto de quatro dias há paradas para descanso e lanches na Barra do Jucu, Setiba, Meaípe, MaemBá e Castelhanos, conforme programação:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, aproximadamente 25 km.

2º dia: da Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, 28 km.

3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 km, ainda em Guarapari.

4º dia: de Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município, os 23 km finais da caminhada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até no dia do evento, antes do início da caminhada, pelo site www.abapa.org.br. A associação espera 3500 participantes e disponibiliza aos inscritos equipe médica especializada, carros de apoio, pontos de hidratação e distribuição de frutas ao longo do percurso e massagem ao final de cada dia. “No ato da inscrição o participante recebe o guia do andarilho, pulseira de identificação e formulário para ser carimbado após percorrer cada trecho e, no fim, receberá o certificado de andarilho como forma de registrar a participação”, explicou Leonardo Valadares, membro da Abapa.

Pontos moeda