Geral

Prefeitura diz que testes da Linha Verde revelaram bons resultados

Mesmo com uma faixa a menos, os veículos menores mantiveram o tempo médio que já vinham fazendo em dias sem a faixa exclusiva no trecho

A Prefeitura de Vitória revelou que os testes na ampliação da Linha Verde, que aconteceram nesta quarta (25) e quinta-feira (26), deram bons resultados, e o tempo médio gasto pelos ônibus no trecho entre a Praça do Papa, na altura do Horto Mercado, até a saída da avenida Norte-Sul foi de, aproximadamente, 15 minutos a menos.

Nessa etapa de avaliação, além dos ônibus coletivos, beneficiaram-se também os transportes escolar e de turismo, os motoristas de micro-ônibus, vans e táxis, além dos veículos com três ou mais passageiros (carona solidária).

Mesmo com uma faixa a menos, os veículos menores mantiveram o tempo médio que já vinham fazendo em dias sem a faixa exclusiva no trecho.

Apesar da Prefeitura de Vitória afirmar o sucesso da nova extensão da Linha Verde, motoristas reclamaram do projeto e relataram aumento no tempo da viagem.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, afirma que com a redução de uma faixa de rolamento e segregação para a criação da faixa exclusiva da Linha Verde, foi reduzida em 33% a capacidade da via. 

"Isso faz com que os veículos, ao transitarem em somente duas faixas, aumentem a sensação de congestionamento ou confinamento. Porém, isso não significa piora no trânsito, pois é possível manter a velocidade média", resume. 

Envolvidos

Segundo a PMV, foram, pelo menos, 60 servidores e técnicos das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Segurança Urbana (Semsu) se revezando em todo o trecho para auxiliar os motoristas, marcando tempo e fazendo ajustes nos semáforos. 

Testes

Enquanto não é definida a data para a implantação dessa ampliação da Linha Verde, novos testes serão feitos com o objetivo de evitar impactos no trânsito.

Ganho

O tempo médio de viagem dos carros no percurso do Horto Mercado até a entrada de Jardim Camburi, de 31 minutos, permaneceu o mesmo, oscilando poucos minutos para mais ou para menos. Já o período do ônibus nesse trecho, que era de 41 minutos sem a faixa, diminuiu para 26 minutos, ou seja, 15 minutos a menos, ganho avaliado pelos usuários como excelente.

Pontos moeda