TRADIÇÃO E SABOR - ESPECIAL TORTA CAPIXABA

Geral

Novidade: embarcação turística para visitar Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras

Durante o percurso moradores e turistas podem apreciar as belas paisagens da baía de Vitória.

Emerson Gomes Ferreira

Redação Folha Vitória

Novidade para moradores e turistas que vão visitar o 15º Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras, na capital. A chegada ao local pode ser feito de embarcação turística, com um belo passeio pela baía de Vitória.

O percurso, que foi cadastrado pela Ecobalsas na Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) para ocorrer durante o evento, tem início no cais dos pescadores, na Enseada do Suá, com chegada no píer da Ilha das Caieiras, bem perto de onde estão montadas as barracas do festival. As saídas acontecem em dois horários: às 10 e às 12 horas.

Festival de tradição e sabor

A 15ª edição do Festival da Torta Capixaba teve início na manhã de quinta-feira (18) e vai até o próximo domingo (21). Expositores e restaurantes da região se prepararam para oferecer aos visitantes uma experiência inesquecível. 

Além da Torta Capixaba, quem for à Ilha vai encontrar outros pratos, como a moqueca capixaba e a casquinha de siri. O Festival é acompanhado de boa música, com atrações ao vivo que vão do forró ao samba e chorinho.

Foto: Emerson Ferreira
Alessandra dos Santos e a avó Dona Sônia apresentam a Torta Capixaba, que é o carro chefe da barraquinha

Dona Sônia de Cássia dos Santos e a neta Alessandra dos Santos há seis anos participam do Festival vendendo a tradicional Torta Capixaba. As duas fazem parte das 31 barraquinhas espalhadas pela rua Felicidade Correa dos Santos, uma das mais tradicionais do bairro

Para Dona Sônia, assim como a torta, o Festival é uma grande mistura. "É cultura, é lazer, é amizade, é tudo. Nós temos prazer em atender bem os turistas para que eles voltem sempre. O Festival valoriza nossa região e é fonte de renda para nossas famílias".

"Eu convido a todos que ainda não passaram por aqui que venham saborear a Torta e prestigiar o nosso evento", diz Dona Sônia.  

Confira o convite da Dona Sônia

Pela primeira vez na Ilha das Caieiras

A aposentada Helena Hachbart, de 82 anos, esteve pela primeira vez na Ilha das Caieiras nessa quinta-feira. 

Foto: Emerson Ferreira

Ela escolheu a data para poder prestigiar o Festival da Torta Capixaba. Helena nasceu em Afonso Cláudio, na região serrana do estado e conta que mora desde 1971 em Vila Velha. "Moro na cidade do lado e não conhecia as Caieiras".

A aposentada experimentou a Torta Capixaba da Ilha e aprovou. "Eu nasci em uma região onde não tem essa torta, como tem aqui. Lá - em Afonso Cláudio - a nossa torta é com bacalhau e palmito. Eu aprovei a daqui e comprei para levar para a família", conta. 

Até domingo, 21, segundo a Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), os restaurantes e as desfiadeiras devem produzir cerca de cinco toneladas da Torta Capixaba. 

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

A torta é vendida a R$ 100,00 o quilo, podendo ser encontrada em unidades fracionadas e na tradicional panela de barro. 

Foto: Emerson Ferreira
Consumidor pode adquirir unidade fracionada da Torta Capixaba

Programação segue até domingo

O Festival da Torta Capixaba segue até domingo, 21, oferecendo aos visitantes esse importante prato típico da nossa culinária, além de outras delícias preparadas a partir de peixes e mariscos. 

Foto: divulgação PMV

O evento é acompanhado de boa música, com atrações ao vivo que vão do forró ao samba e chorinho. 

Nessa sexta-feira, dia 19, a programação musical conta com duas atrações. Às 11 horas se apresenta o Grupo 3 Elementos, com o chorinho, tradicional ritmo brasileiro. Mais tarde às 13 horas, sobe ao palco o grupo Samba de Quintal, com clássicos. Já no sábado, 20, o samba continua com o Grupo 522, às 11h30, e às 14 horas retorna o chorinho com o Grupo FerraBras. No domingo, 21, o Festival é encerrado também ao som do chorinho com o Grupo Fino Trato a partir das 11h30.

A desfiadeira Keila Lyra, que também colocou uma barraquinha no Festival, conta que desde dezembro a comunidade está se preparando para o evento. "Todos os produtos foram preparados com muito carinho por nós. Os ingredientes nós mesmos pescamos, limpamos e desfiamos. O resultado está aqui hoje: é a Torta Capixaba, bobó de camarão, pastelzinho de camarão, pastelzinho de siri, empadinha e empadão" 

Confira


Serviço passeio de embarcação turística 

Até domingo (21).

Saída do cais dos pescadores, na Enseada do Suá, às 10h e às 12h

Retorno do píer da Ilha das Caieiras, às 11h e às 13h

Bilhetes: https://www.ecobalsases.com.br

Informações: 27 3100-4844


PODCAST Rádio Jovem Pan

Confira nesse podcast da Rádio Jovem Pan Vitória um pouco mais sobre a Torta Capixaba. O apresentador Serjão bate um bapo irreverente com chef de cozinha Eliana, proprietária de um dos mais tradicionais restaurantes da Ilha das Caieiras.



Pontos moeda