Geral

Noite e madrugada devem ser de chuva no Espírito Santo. Veja a previsão!

A chuva que atingiu a Grande Vitória entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira causou estragos e deixou ruas e avenidas alagadas

Foto: Breno Ribeiro

Após uma noite de domingo e manhã de segunda-feira chuvosos, o sol chegou a ameaçar a aparecer durante a tarde, na Grande Vitória. No entanto, para a noite desta segunda e madrugada de terça há possibilidade de chuva em algumas regiões do Estado, inclusive na região metropolitana.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em todas as regiões do Estado pode chover a qualquer momento do dia. Na região serrana, por exemplo, a tendência é que a chuva apareça no final do dia, quando as temperaturas também deverão estar mais baixas.

Foto: Climatempo
No final da tarde desta segunda-feira, as chuvas se concentraram principalmente nas regiões do Caparaó, sul-serrana e no nordeste do Espírito Santo, segundo o Climatempo

A chuva que atingiu a Grande Vitória entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira causou estragos e deixou ruas e avenidas alagadas. Na capital, foram registrados dois desabamentos de imóveis, em decorrência de deslizamentos. Uma casa no bairro Ilha de Santa Maria ficou com a estrutura comprometida. Já no bairro São Pedro, houve registro de desabamento do teto de um barraco de madeira.

Além disso, nos bairros São Pedro I e Fradinhos foram registradas quedas de muros. Também houve deslizamento de terra no Bonfim e em Forte São João. Já em Jardim da Penha e Goiabeiras houve alagamento de imóveis.

Foto: Leitor/whatsapp
Chuva deixou ruas alagadas em alguns pontos da Grande Vitória, na manhã desta segunda-feira

Ainda em Vitória, o acumulado de chuva registrado foi dez vezes maior que o previsto pelos institutos de meteorologia. O esperado era de apenas 10 milímetros. De acordo com a Defesa Civil do município, somente na madrugada desta segunda-feira foram registrados 108,5 milímetros na capital.

A Defesa Civil também divulgou a previsão pluviométrica para os próximos dias. A expectativa do maior acumulado de chuva é para a quinta-feira (18), quando são esperados 25 milímetros. Para terça (16) e quarta-feira (17), a previsão é de 20 mm de chuva. Na sexta, 10 mm são esperados.

Incaper

Para a terça-feira (16), a previsão do Incaper é de que o tempo continue instável no Espírito Santo, com muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Na Grande Vitória, as temperaturas devem oscilar entre 23°C e 30°C.

Na Região Sul, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23°C e máxima de 29°C. Nas áreas altas: mínima de 19°C e máxima de 28°C.

Na Região Serrana, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20°C e máxima de 27°C. Nas áreas altas: mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Na Região Norte, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Na Região Noroeste, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21°C e máxima de 30°C.

Na Região Nordeste, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C.

Climatempo

Já o Climatempo destaca que áreas de instabilidade que já estão atuando sobre o Espírito Santo, por causa do calor e da umidade e da circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, vão ganhar força nos próximos dias.

Nesta terça-feira, segundo o Climatempo, o sol aparece em todo o Estado. Porém, a partir da tarde e da noite, há alerta para temporais isolados no sul do Estado. Na capital Vitória e nas demais áreas capixabas, as condições são para pancadas isoladas de chuva, de moderada a forte intensidade, em forma de tempestade, com raios e rajadas de vento.

Na quarta e na quinta-feira, o tempo quente e úmido, a circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera e o deslocamento de um sistema de baixa pressão na costa do Sudeste vai aumentar a instabilidade sobre o Espírito Santo.

Há previsão de chuva forte e volumosa a qualquer hora do dia, com risco de temporais por todo o Estado. O tempo segue abafado e a situação requer atenção para o risco de alagamentos e deslizamentos.

A partir de sexta-feira, durante o feriado, a nebulosidade e a chuva começam a diminuir sobre o Espírito Santo, segundo o Climatempo.  

Pontos moeda