Geral

Novo programa de assistência técnica ao homem do campo é implantado

Programa é parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano

Foto: Divulgação

Neste ano, novos serviços estão sendo implantados em algumas cidades serranas para facilitar o atendimento ao homem do campo. Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins implantou o serviço de Assistência Técnica aos pecuaristas da cidade.

O foco deste trabalho é a vacinação contra a Brucelose, doença infecto-contagiosa extremamente prejudicial aos bovinos. Além dessa ação, o trabalho envolve ainda orientações, visitas técnicas in loco e recomendações gerais.

De acordo com o técnico em Agropecuária da Prefeitura de Domingos Martins, Tiago Velten, o projeto traz também as Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que são voltadas para a conscientização e orientação da produção dos alimentos seguros que vêm de sistemas de produção sustentáveis.

“A implementação das BPA tem como objetivo possibilitar também a identificação e o controle dos diversos fatores que influenciam o processo produtivo”, explica. Para receber a assistência técnica do projeto, a Secretaria lembra que o criador/produtor deve estar registrado no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Para maiores informações sobre o Programa de Assistência Técnica a Pecuaristas de Domingos Martins, é necessário ligar para a Secretaria de Desenvolvimento Rural no telefone (27) 3268-1814. O programa é uma parceria entre Secretaria e Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Orientações do serviço

O Programa de Assistência Técnica a Pecuaristas de Domingos Martins inclui algumas orientações:

- Controle da mosca do chifre e manejo fitossanitário geral
- Boas práticas de ordenha e manejo de bezerros
- Vacinação geral do rebanho
- Pastagem, rotação de piquetes e manejo geral
- Manejo reprodutivo – melhoramento genético
- Nutrição em geral
- Instruções para construção e melhoramento de estábulos e currais
- Piso, camas, superfícies de descanso e áreas ao ar livre
- Aspectos que causam estresse nos animais

Pontos moeda