Geral

Novos ônibus do Transcol com 15 metros começam a ser testados na Grande Vitória

Segundo a Ceturb-ES, o coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado

Foto: Divulgação

Teve início nesta terça-feira (23) os testes com o ônibus de 15 metros para atender ao Sistema Transcol. O objetivo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) é testar de viabilidade técnica do modelo fabricado pela Volvo, que está em circulação em todo o Brasil.

Segundo a Ceturb-ES, o coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado. A linha escolhida para o teste foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras - Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Avenida Lindenberg.

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. A capacidade do veículo é de 115 passageiros sentados e em pé, enquanto os ônibus articulados comportam 125. Já o convencional tem capacidade total para 78 pessoas.

Os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil são todos da própria fábrica e estão em fase de teste. Os veículos não foram comercializados para as empresas de ônibus. A Ceturb-ES esclarece que o teste não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo.

Pontos moeda