TRADIÇÃO E SABOR - ESPECIAL TORTA CAPIXABA

Geral

Tradição e Sabor: Ilha das Caieiras preserva tradição em meio a cenário encantador

Local é famoso pela pesca, gastronomia e pela cultura centenária

Emerson Gomes Ferreira

Redação Folha Vitória


Cartão postal da capital capixaba, a Ilha das Caieiras está localizada geograficamente ao norte e a oeste com a Baía Noroeste de Vitória, ao sul e a leste com os bairros de Santo André e São Pedro. Segundo a Prefeitura de Vitória, o local faz parte do complexo demográfico da “Grande São Pedro”, que compreende 10 bairros.

Paisagens naturais, barcos atracados na beira do rio compõem o visual bucólico do bairro, considerado um dos mais antigos de Vitória.

Foto: Emerson Ferreira

Cenário digno de cartão postal na Ilha das Caieiras, em Vitória

Segundo registros históricos da Prefeitura de Vitória, a Ilha das Caieiras foi a primeira área dessa região a ser ocupada. Ela aparece nas Plantas da Província do Espírito Santo desde 1878 e no mapa do município desde 1938. A ocupação da Ilha das Caieiras, que teve início na década de 20, do século passado, tem suas raízes na implantação da fábrica de cal Boa Esperança e no transporte do café produzido nas fazendas de Santa Leopoldina que, utilizando os rios Santa Maria e Bubu, desembocava frente à Ilha, fazendo desta um ponto de parada antes de alcançar o Porto de Vitória.

Confira imagens aéreas feitas por Drone da Ilha das Caieiras

Por que "Caieiras"?

O nome Ilha das Caieiras tem suas origens em dois fatores característicos: um geográfico e outro histórico. Geograficamente, no início de sua ocupação, a área estava cercada por mangues que por ocasião das marés altas lhe conferia um aspecto de ilha.

Historicamente, a expressão “caieiras” significa fábrica de cal ou forno onde se calcina a pedra calcária para se fazer a cal. O palavra no plural sugere a disseminação de fornos dedicados a essa atividade na região, além de estar nas proximidades da Ilha da Cal.

​O bairro possui uma parte baixa próxima ao mangue, que corresponde a maior área ocupada e uma parte alta chamada de Morro da Ilha que teve uma ocupação mais recente após a retirada de terra para a urbanização dos bairros da Grande São Pedro, e hoje caracteriza por um loteamento.

Foto: Emerson Ferreira
Parte baixa próxima ao mangue é a maior área ocupada

Os moradores que residem na parte baixa são os pioneiros e filhos dos primeiros habitantes. Já na parte alta residem os novos ocupantes, que vieram de São Pedro, outros bairros de Vitória e municípios vizinhos, segundo a Prefeitura.

Dona Santinha Souza, de 72 anos, mora no bairro h´´a 30 anos. Ela conta que durante o período que antecede à Páscoa o movimento na Ilha das Caieiras aumenta muito, "vem gente de todo lado, até de São Paulo, para apreciar a nossa torta". 

A aposentada diz que já morou na Serra e em outros bairros de Vitória, mas é nas Caieiras que ela se sente em casa. "Aqui é o meu cantinho, não troco por nada. Tenho minha casinha aqui perto, e quando estou sem nada para fazer em casa venho aqui ver os barcos e essa paisagem linda e abençoada por Deus".

Foto: Emerson Ferreira

Dona Santinha reside há 30 anos no bairro.

Os sabores da Ilha

A Ilha das Caieiras é parada obrigatória para quem quer apreciar a legítima culinária capixaba e conhecer um pouco da história dos pratos. Segundo a Prefeitura de Vitória, a Ilha das Caieiras é um dos quatro polos gastronômicos criados para incrementar o turismo e a culinária da capital. 

Próximo ao píer é onde se concentra a maior parte dos restaurantes. Os estabelecimentos são simples, mas oferecem atendimento amigo, e escondem aromas e sabores que só se encontram por l´´a. 

Foto: Emerson Ferreira
Alguns restaurantes servem iguarias no píer

A Torta Capixaba, a moqueca capixaba e a casquinha de siri são alguns dos sabores oferecidos no local. A região também é palco de eventos gastronômicos como o Marisco’s Week e o Festival da Torta Capixaba, os eventos apresentam as delícias da terra e também são marcados por extensa programação cultural com música, como o samba e o chorinho.

Mas, mesmo fora da temporada ou dos eventos, é possível apreciar os pratos feitos a partir de mariscos, já que há restaurantes no local que funcionam diariamente. A dona de casa Maria da Penha Vieira mora em Vila Velha. Ela escolheu um domingo para reunir a família, almoçar na Ilha e saborear a Torta Capixaba. 

"Todos os anos, quando a gente pode, a gente está aqui comento a Torta, a moqueca. O lugar é maravilhoso, de descanso com uma paisagem bonita"

Almoço em família







Pontos moeda