TRADIÇÃO E SABOR - ESPECIAL TORTA CAPIXABA

Geral

Tradição e Sabor: Museu do Pescador preserva a história da Ilha das Caieiras

Torta Capixaba faz parte da identidade capixaba e ajuda a contar a história local

Emerson Gomes Ferreira

Redação Folha Vitória

Inaugurado em 2010, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” - Museu do Pescador é mais um atrativo para capixabas e turistas que visitam a Ilha das Caieiras, em Vitória.

A história da Ilha está intimamente ligada à tradição da Torta Capixaba e outros pratos típicos, que têm como ingredientes peixes e mariscos. 

O local conta a relação dos moradores com o mar e o manguezal, já que a região é rica na tradição das famílias de pescadores, desfiadeiras de siri e cozinheiras. 

Foto: Emerson Ferreira
Imóvel onde funciona museu é local preservado.

O prédio preserva as principais características da arquitetura original, tais como telha francesa, esquadrias de madeira, assoalho de tábua corrida e teto de madeira.

Museu recebe exposição durante Festival da Torta Capixaba

Durante o 15º Festival da Torta Capixaba, que teve início na quinta-feira (18) e vai até o domingo (21), na Ilha das Caieiras, em Vitória, o Museu recebe a exposição "Janelas do Tempo", das ceramistas Marise Bessa e Elaine Sohelo. 

Quem for à Ilha para experimentar os sabores únicos do Festival, pode também conhecer a mostra que apresenta a recriação de dez edificações em cerâmica, todas em versão miniatura. Um dos espaços recriados e de maior destaque é o próprio Museu do Pescador. Além dessa edificação, os outros prédios escolhidos traçam um painel sobre a história arquitetônica da cidade de Vitória.

Foto: Emerson Ferreira
Museu é retratado em cerâmica na exposição

A professora de artes Aline Meireles trabalha em uma das escolas da Ilha das Caieiras. Ela visitou a exposição e frisou que é muito valioso o Museu do Pescador para a comunidade. "Muitos dos meus alunos, residem aqui no bairro, são filhos de pescadores e de desfiadores de siri. É muito importante que eles conheçam essa história".

Professora Aline Meireles destaca papel do Museu

Segundo registros históricos da Prefeitura, a Ilha das Caieiras foi a primeira área dessa região de Vitória a ser ocupada. Ela aparece nas Plantas da Província do Espírito Santo desde 1878 e no mapa do município desde 1938. A ocupação da Ilha, que teve início na década de 20, do século passado, tem suas raízes na implantação da fábrica de cal Boa Esperança e no transporte do café produzido nas fazendas de Santa Leopoldina que, utilizando os rios Santa Maria e Bubu, desembocava frente à Ilha, fazendo desta um ponto de parada antes de alcançar o Porto de Vitória.

Os moradores que residem na parte baixa são os pioneiros e filhos dos primeiros habitantes. Já na parte alta residem os novos ocupantes, que vieram de São Pedro, outros bairros de Vitória e municípios vizinhos, segundo a Prefeitura.

O museu funciona em uma casa do início do século XX, onde existia um armazém de secos e molhados, o espaço é uma das primeiras edificações da Ilha

Segundo a professora e historiadora Leonor Franco Araújo, toda ilha de Vitória era cercada por manguezais. Mas, por causa da ocupação urbana, algumas vezes descontrolada, "Vitória perdeu grande parte dos mangues". 

Hoje, segundo a historiadora, a maior parte preservada está entre Goiabeiras e a Ilha das Caieiras. É dessa região é que é extraído o barro para a produção da panela de barro.

Confira o que diz a historiadora Leonor Araújo 

Turismo cresce no Espírito Santo

Segundo profissionais do setor de turismo, grande parte dos turistas estão em busca de comunidades tradicionais, seus costumes, culinária e história. Para o diretor presidente  Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, a Ilha das Caieiras oferece esse tipo de experiência ao visitante.

Dados do Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE dentro da Pesquisa Mensal de Serviços, mostram uma queda de 4,8% em fevereiro de 2019 ante o mês anterior no Brasil. Na contramão do país, apenas o Espírito Santo registrou variação positiva no volume de serviços de turismo em fevereiro 2019, com alta de 1,5%, enquanto o Rio de Janeiro, cidade mais procurada pelo turismo no Brasil, teve queda de 8,2%. A Bahia teve queda de 4,1% e São Paulo, de 1,7%.


Serviço

Museu do Pescador | Entrada gratuita

Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras - Vitória

Telefones: (27) 3323-9993 e 3132-5295
















Pontos moeda