TRADIÇÃO E SABOR - ESPECIAL TORTA CAPIXABA

Geral

Tradição e Sabor: Torta Capixaba movimenta venda de palmito e mariscos

Produtores vem do interior do estado e também da Bahia

Emerson Gomes Ferreira

Redação Folha Vitória

Faltam poucos dias para a Semana Santa, período em que muitos cristãos se abstêm da carne vermelha. É nessa época que as famílias substituem o alimento por peixes e mariscos. No Espírito Santo é tradição o preparo da Torta Capixaba.

O prato, segundo contam os mais antigos, era servido ao jantar por volta das oito da noite. Com o passar do tempo, a torta passou a ser servida no almoço, acompanhada de arroz branco.

Na região da Grande Vitória já começou uma verdadeira corrida para compra dos ingredientes, especialmente os mariscos e o palmito. As desfiadeiras de siri e de mariscos da Ilha das Caieiras estão cheias de encomendas e os pedidos não param de chegar.

Foto: Folha Vitória
Torta tradicional preparada na panela de barro

Pedidos a todo vapor

Simone Leal, vice-presidente da Associação de Pescadores da Ilha das Caieiras, conta que há mais de um mês as encomendas não param de chegar. Ela afirma que este ano as expectativas para a venda de mariscos e também de Tortas Capixabas devem superar as de 2018.

Foto: Emerson Ferreira
Simone Leal desfia mariscos há mais de 25 anos

A desfiadeira conta que além de fazer o que gosta, trabalhar com o desfio de mariscos é rentável. "É muito bom ter o dinheirinho no bolso. Como eu digo sempre, é nesse período que a gente tira o nosso "13º salário".

Simone desenvolve a atividade do desfio de siri e camarão há mais de 25 anos, ofício que aprendeu com Dona Marocas, que segundo ela foi a primeira desfiadeira da Ilha das Caieiras. "Dona Marocas teve muita paciência para me ensinar. Tudo o que eu aprendi foi com ela".

"A Ilha, acima de tudo, representa meu sustento. É minha fonte de renda, através dela eu me sustento e sustento a minha família", declara.

Ela diz que o ofício do desfio é passado de geração em geração e é fonte de renda para muitas famílias da localidade.



Novas gerações de desfiadeiras

Yasmin Andrade, de 18 anos, é uma das desfiadeiras das novas gerações. Ela é nascida e criada na Ilha e aprendeu o ofício com a mãe, que também "herdou" a atividade da mãe. Atualmente, a atividade é fonte de renda para Yasmin. 

A jovem também reconhece o aumento das encomendas. "Nesse período que antecede a Semana Santa recebemos muitos pedidos. O movimento este ano está excelente e a tendência é só aumentar à medida que se aproxima da Páscoa".

Foto: Reprodução TV Vitória
Siri é coletado bem cedinho e desfiado pelas moradoras da Ilha das Caieiras

Vendedores de Palmito vem do interior do estado e da Bahia

O palmito é um dos principais ingredientes do prato e já esta disponível para a compra em vários pontos da Grande Vitória. É tradição de muitas famílias reunir alguns membros para ir à compra do produto in natura.

A maior parte dos vendedores de palmito vem da região serrana do Espírito Santo e do sul da Bahia. O período é oportunidade para esses produtores comercializarem a produção e terem renda extra.

É o caso do produtor rural Valcir de Oliveira, de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, que todos os anos vem com a família a Vitória para vender a produção de palmito. "São 23 anos repetindo essa atividade. Todos os anos a gente tem essa 'penitência'", brinca o produtor.

Foto: Emerson Ferreira
Valcir de Oliveira há 23 anos vende palmito em Vitória

Os vendedores são cadastrados nas prefeituras e, em todos os municípios onde acontece a venda desse ingrediente que dá um toque especial à torta, a qualidade do produto e as boas práticas de higiene são monitoradas


Serviço

É possível encontrar o palmito in natura em diversos pontos de venda na Grande Vitória, confira:

Vitória

Sambão do Povo - Avenida Dário Lourenço de Souza, bairro Mário Cypreste.

Vila Velha

- Às margens da Rodovia Darly Santos, nas imediações da sede da Guarda Municipal, bairro Novo México.

Cariacica

 -Avenida Expedito Garcia, próximo ao número 1777, bairro Campo Grande.    

-CEASA, às margens da BR-262, bairro São Francisco, ao lado do 6ª Batalhão de Bombeiro Militar.

-Rodovia Governador José Sette, bairro Itacibá, próximo ao IFES.

-Rua Henrique Rosetti, bairro Jardim América, próximo a uma agência bancária.



Pontos moeda