Geral

Governo do ES vai esperar até sábado para decidir se abre comércio

Renato Casagrande falo sobre a medida durante uma coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (30)

Foto: Reprodução

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou, em coletiva na noite desta quinta-feira (30), que os dados de isolamento social nos municípios capixabas não são favoráveis à reabertura do comércio.

"O resultado só sai no sábado. Os dados de hoje, do acumulado da semana, não são favoráveis à flexibilização dessa atividade. O isolamento está abaixo de 50% , estamos com 46% de isolamento social e precisávamos, no mínimo 50, 55%", afirmou. 

"Com os dados de hoje é muito díficil, mas o prazo é sábado. Pode ser que surja alguma proposta, algo novo. De fato os dados de hoje não são favoráveis a reabertura do comércio", complementou Casagrande.

Segundo o governador manter o comércio fechado é uma das medidas mais "fáceis" para evitar a proliferação do vírus, no entanto - segundo ele - é preciso analisar, também, a questão econômica e os empregos. 

Reabertura

No sábado passado (25), o Governo do Estado informou que deverá autorizar a reabertura do comércio em geral a partir da próxima segunda-feira (4), na Grande Vitória e em Alfredo Chaves, Fundão e Bom Jesus do Norte, municípios que estão no mapa como de alto risco de contaminação do novo coronavírus. Os demais municípios já tiveram a atividade comercial liberada.

A medida só foi possível, segundo o Governo do Estado, por causa da disponibilização de mais de 350 leitos de UTI na estrutura de combate à covid-19. Ainda no sábado, o governo informou que a reabertura do comércio poderia acontecer 43 dias depois do decreto de fechamento, caso o isolamento social ficasse acima de 50%. Caso ficasse abaixo, voltaria atrás e "fecharia tudo de novo".

Apesar do anúncio de possibilidade de reabertura do comércio, o governador continua reforçando a importância da população ficar dentro de casa. Na coletiva da noite desta quinta (30), o governador destacou que muitas pessoas não estão com medo da covid-19.

Na última segunda-feira (27), o presidente da Fecomércio ressaltou que os comerciantes não têm a ilusão de que tudo vai voltar ao normal a partir de segunda-feira, (04). 

"Com a experiência que houve na última semana, quando foi aberto [o comércio] em 72 municípios, houve um faturamento em torno de 50% do que se faturava. Então nós não estamos com grandes sonhos de que, a partir da semana que vem, teremos grandes faturamentos, disse o presidente da entidade, José Lino Sepulcri.

Pontos moeda